Qual religião os alemães trouxeram para o Brasil?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Várias igrejas luteranas foram implantadas com a chegada dos imigrantes e o próprio ritual católico adquiriu certas especificidades nas comunidades alemãs.

Os colonos, portugueses trouxeram consigo o Cristianismo e com eles a prática evangélica. Os escravos africanos, provenientes de diversas regiões de África, chegaram com os seus sistemas religiosos animistas. Porém, alguns grupos de escravos professavam o islamismo.

Arquitetura, hábitos, culinária e língua alemãs iniciaram sua influência em diversas colônias: São Pedro, Blumenau, Dona Francisca, Hansa, São Bento do Sul, Itajahy-Brusque. Italianos e poloneses também tiveram destaque no sul e norte do Estado. A arquitetura, aliás, é um capítulo à parte.

No domínio religioso, há de se reconhecer a influência dos pastores, padres e religiosos descendentes de alemães. Várias igrejas luteranas foram implantadas com a chegada dos imigrantes e o próprio ritual católico adquiriu certas especificidades nas comunidades alemãs.

Os ritmos mais comuns da dança folclórica alemã são a Valsa, a Polca e Marcha, sendo a valsa uma criação alemã do séc. XVI, como primeira dança a ser dançada em pares.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

Há ainda uma herança cultural bastante evidente, com músicas, peças de teatro e danças típicas, corais de igrejas, bem como costumes religiosos vindos, inclusive, de igrejas luteranas. Outros elementos capazes de destacar a influência da Alemanha na cultura brasileira são a culinária e a arquitetura.

Eles são o segundo maior consumidor de cerveja na Europa, atrás apenas da República Tcheca. Adicionalmente, os alemães consomem muita carne de porco, repolho, batata e salsichas, além de muito pão. São delícias que podem ser degustadas na mais tradicional festa da cultura alemã: a Oktoberfest.

Igreja Católica

No entanto, no Brasil, as manifestações religiosas, sofreram modificações em sua base devido às influências culturais a que foram confrontadas, especificamente a Igreja Católica, que foi a primeira religião que chegou às terras brasileiras.

A Igreja Católica está presente na história brasileira desde a chegada dos portugueses, contribuindo para a formação cultural, artística, social e administrativa do país.

RELIGIÕES DOS MIGRANTES NO MUNDO
Quase metade dos migrantes no mundo são cristãos, cerca de um quarto tem origem muçulmana e o outro quarto se divide entre hindus, budistas, judeus, outras religiões e pessoas não religiosas.

Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil ainda no reinado de D. Pedro I. Estabeleceram-se no Sudeste e Sul do país, onde, a partir de 1824, fundou-se a colônia alemã de São Leopoldo (Rio Grande do Sul).

Eles contribuíram muito para a cultura e a economia do Brasil, trouxeram novas técnicas de agricultura, artesanato e culinária. Além disso, também tiveram um impacto importante na política do país, com a criação do Partido Comunista Brasileiro, que teve grande influência na década de 1920.

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

O principal motivo da vinda dos alemães para o Brasil foi a busca por melhores condições de vida, já que o mercado brasileiro estava começando a crescer com o fim do regime escravista. Além disso, na região sul, havia poucos povos, o que obrigava o governo a buscar alternativas para promover o povoamento local.