Qual a temperatura do chocolate para fazer bombom?

Perguntado por: etorres3 . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Pois é, o cristal ideal para fazer produtos como bombons, barras ou ovos de chocolate é obtido da seguinte maneira: O chocolate** é aquecido até 45ºC (temperatura inicial), depois é resfriado a 27°C (temperatura secundária) e reaquecido até atingir entre 32ºC e 34ºC (temperatura final).

A temperatura varia entre 40ºC e 45ºC e a maneira mais fácil de não errar é contar com uma termômetro de precisão. Depois, na hora da temperagem de fato (veja passo a passo abaixo), essa temperatura deve seguir a tabela abaixo: chocolate meio amargo 31ºC; chocolate ao leite 29ºC e.

O chocolate deve, preferencialmente, ser derretido numa temperatura entre 40°C e 45°C.

28º C

No entanto, de maneira generalizada, o ponto de temperagem do chocolate branco é de 28º C, para o chocolate ao leite, de 29 a 30º C e para o tipo meio amargo, o ideal é que a temperatura atinja os 31º.

Chocolate hidrogenado
Esse tipo de chocolate não precisar passar pela temperagem. Ele resiste bem às mudanças de temperatura e calor e costuma ser usado para fazer decoração de bolos e doces.

Você pode juntá-lo e fazer a temperagem novamente quando precisar. Pode guardar o chocolate num saco ziploc e armazenar no congelador. Depois, na hora de utilizar, basta picar, derreter e temperar.

Sim, eles servem! Eles são exatamente o mesmo termômetro a laser, pode usar tranquilamente, desde que você compre e use apenas para a cozinha, claro. Eu espero que, se você tinha alguma dúvida sobre o uso dos termômetros, que esse post tenha ajudado de alguma forma.

" Pode sim, mas precisa tomar um cuidado importante: Como é um chocolate que já foi derretido e manuseado, ele pode formar gruminhos se misturar pra derreter com um novo, geralmente não fica homogêneo. Por isso é importante não misturar na hora de derreter.

Como guardar o que restou depois de preparar uma receita? Quando não usar a barra inteira, guarde o chocolate na própria embalagem, protegendo-a com duas voltas de plástico filme. Conserve em temperatura ambiente próxima aos 20 º C. Nunca coloque na geladeira, para evitar que o chocolate fique esbranquiçado.

Quando isso acontece, o chocolate não endurece e fica colado na forma. Além de derreter facilmente, sem a temperagem o chocolate fica sem brilho e com aspecto emborrachado. Por isso é tão importante dominar essa técnica e garantir um acabamento perfeito aos seus doces.

Agora, não exagere com a geladeira: o processo de cristalização leva em média 20-40 minutos numa temperatura entre 8°C e 10°C. Deixar tempo demais na geladeira pode causar problemas!

Qual o melhor tipo de chocolate para fazer bombom? Entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado, o melhor para fazer bombom é o chocolate puro. Ele tem um sabor mais forte de cacau e dá mais qualidade ao doce, mas tem um porém. O chocolate puro precisa passar pela temperagem quando é derretido.

A Selecta e a Mavalério são especializadas em coberturas fracionadas, que são muito utilizadas para quem produz trufas, bombons e pães de mel em grandes quantidades, pois elas rendem muito e são de fácil manuseio.

TEMPERAGEM DIRETA

  1. Pique o chocolate em pedaços pequenos e derreta em banho maria ou microondas, mexendo sempre.
  2. Controle a temperatura: não deixe ultrapassar os 34 graus.
  3. Conforme for aquecendo e os pedaços sólidos de chocolate forem desaparecendo, tire a vasilha do banho Maria para não perder o controle da temperatura.

Pois é, no chocolate é exatamente a mesma coisa! A umidade do ar condensa em cima da superfície gelada e se transforma em líquido. Por isso que a caneca de chopp sua, a lata de coca sua, e o chocolate quando tá gelado, sua também!

Este termômetro digital de alimentos pode ser usado para medir a temperatura de chocolate, molho, geléia e xarope.

Você também pode fazer um banho-maria invertido (usando uma panela com água gelada). O ponto de temperatura ideal do chocolate branco, para confeccionar trufas, bombons e outros, é de 27 ou 28°C. Para verificar, use preferencialmente um termômetro de cozinha.

15 minutos

Para que o chocolate endureça de forma correta e que você consiga desenformá-lo com facilidade, é preciso deixá-lo descansar em temperatura ambiente uns 10 a 15 minutos após terminar de moldá-lo.