Qual a vitamina que previne o envelhecimento?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta. A vitamina C trabalha junto da vitamina E na proteção contra o dano oxidativo [2].

Podemos utilizar como exemplo, o uso do Retinol, que estimula a renovação celular e a síntese de colágeno. Ou mesmo a própria Vitamina C, um antioxidante poderoso que combate a ação dos radicais livres e reduz o envelhecimento, estimulando também a produção de colágeno.

Busque uma alimentação com antioxidantes
Uma das melhores formas de evitar o envelhecimento é buscar uma alimentação rica em antioxidantes - substâncias que inibem a ação dos radicais livres, combatendo o processo de envelhecimento e o surgimento das chamadas linhas de expressão, por exemplo.

As principais vitaminas da beleza são: Vitamina A: A vitamina A, também conhecida como retinol, tem como principais funções a antioxidante e o estímulo à renovação das células. Além disso, a substância ajuda a regular a produção de sebo, evitando que os poros fiquem entupidos e inflamados.

Acerola

Acerola. Entre as famosas frutas que combatem o envelhecimento também podemos citar a acerola. Assim como a laranja, ela é fonte de vitaminas A e C, que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele causado pela exposição ao sol. A vitamina A, inclusive, é antioxidante e auxilia no combate às rugas e manchas escuras.

Suplementos que fortalecem a sua saúde depois dos 40

  • Magnésio.
  • Vitamina K2.
  • Vitamina D.
  • Glicina.
  • Ômega 3.
  • Coenzima Q10.

“A fruta da longevidade”. Assim também pode ser conhecida uma frutinha roxa e pequena de nome complicado, chamada blueberry (ou mirtilo, em português).

Suplementos rejuvenescedores ou que previnem o envelhecimento

  • Whey protein.
  • Creatina.
  • Vitamina D.
  • Cálcio.
  • Ômega 3 (óleo de peixe)

Aos 20 anos: é nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes. Aos 30 anos: o metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação.

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.

Os principais alimentos que fazem mal para a pele

  1. 1 - Açúcar. Doces e bolos contribuem para a formação de substâncias prejudiciais ao colágeno e, ainda, estão envolvidos com a acne. ...
  2. 2 - Batata frita. ...
  3. 3 - Pão. ...
  4. 4 - Margarina. ...
  5. 5 - Carnes processadas. ...
  6. 6 - Sucos industrializados. ...
  7. 7 - Álcool.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

“Aos 40 anos, a pele já apresenta alguns sinais da idade como, rugas, pés de galinha, bigode chinês e manchas”, conta Karla Lessa, médica e proprietária do Instituto Lessa. Com a perda de colágeno e da elastina, a pele tende a perder firmeza, tônus e existem também alterações no nível de hidratação.

O que é bom para firmar a pele do corpo? Apostar em uma alimentação rica em colágeno pode ser uma excelente alternativa para lidar com a flacidez e deixar a pele do rosto e do corpo mais firme. Entre os alimentos que contêm colágeno estão a laranja, kiwi, gelatina, ovo e frutas ácidas.