Qual a voltagem certa para ligar o PC na tomada?

Perguntado por: agil . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

A primeira coisa a fazer, é checar a fonte de energia. Ligar computadores na voltagem errada é um erro mais comum do que você pode imaginar. Notebooks geralmente possuem fontes bivolt, e possuem a indicação "110~220 volts", o que significa que são bivolt.

A voltagem pode ser confirmada na etiqueta da fonte original ou na etiqueta embaixo do aparelho. Cada fabricante pode colocar esta especificação em lugares diferentes no equipamento, porém a grande maioria coloca nessas etiquetas.

Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.

Se ligar a fonte com a chave em 110V em uma tomada de 220V, ela vai explodir. Se ligar a fonte com a chave em 220V em uma tomada de 110V, ela não vai funcionar.

Basta ligar o aparelho em 127V e analisar o seu funcionamento. Se o aparelho apresentar uma potência baixa ou um funcionamento estranho, isso indica que este aparelho necessita de uma tensão de 220V. Porém, se o aparelho funcionar normalmente é porque ele é um aparelho 127V.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

Na dúvida, não use, pois trata-se de um investimento desnecessário. Em resumo: os estabilizadores estão ultrapassados e não aguentam a variação de energia dos PCs atuais.

Não faça. Vai queimar o aparelho. A não ser que ele seja bivolt como as lâmpadas de led ou que tenha uma chave para alternar entre 110 V e 220 V. Caso você tenha um aparelho (uma geladeira, por exemplo) que seja somente 110 volts e sua casa só tenha 220 volts, você terá que comprar um transformador 110/220 Volts.

Notebooks geralmente possuem fontes bivolt, e possuem a indicação "110~220 volts", o que significa que são bivolt.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

110 e 127 são "a mesma coisa". Quando sua rede de casa é descrita como 110, ela pode variar até 127. Isso é perfeitamente normal.

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

Obviamente manter o PC ligado direto por longos períodos envolvem um maior gasto de energia elétrica, então se você está preocupado com o orçamento, essa não é uma boa ideia. Inclusive, mesmo após desligado, se o dispositivo continuar conectado a tomada, ele continuará gastando uma quantidade mínima de energia.

Isso depende! Se sua fonte tiver PFC ativo, NÃO use Estabilizador! Você poderá queimar ela! O mais recomendado é usar um filtro de linha, que garante uma segurança a mais, mas pode ligar na tomada também.

Ao desconectar abruptamente o computador da tomada danifica gravemente todo o computador. O que acontece com um computador ligado na tomada e ser desligado de forma rápida é o mesmo que o coração humano parar de bater por segundos. Existem danos que podem não ser visíveis porém a longo prazo as consequências aparecem.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.