Como fazer adubo rico em fósforo?

Perguntado por: abarros3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A borra que fica depois de coar o café é um rejeito rico em fósforo, nitrogênio e potássio. Além de fornecer nutrientes para as plantas, a borra ainda ajuda a afastar caracóis e lesmas. Para usar, é bem simples. Basta pegar a borra do café e espalhar na terra, em volta de cada muda.

O superfosfato triplo é um dos adubos fonte de fósforo mais utilizados na agricultura. Apesar disso, esse insumo apresenta algumas limitações quanto a sua utilização. Primeiramente, é preciso se atentar à compatibilidade entre os insumos utilizados na correção e fertilização do solo.

O fósforo se faz presente em todos os organismos vivos, se encontra de forma natural em ossos, mas a maior concentração ocorre no metabolismo intermediário de açúcares.

O fosfato natural, também conhecido como fosfato natural reativo, é um tipo de fertilizante de fósforo produzido principalmente a partir de rochas sedimentares, como a fosforita. Geralmente, essas rochas são formadas pela deposição de restos de animais marinhos e possuem alta porosidade e reatividade.

Leite e derivados, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, proteína de soja, carnes em geral e ovos.

Fosfatagem é a técnica de correção de fósforo do solo com aplicação via fertilizantes minerais, sendo os mesmos incorporados ou não no perfil do solo. Essa é uma prática que tem como objetivo a elevação da disponibilidade de fósforo do solo para níveis adequados.

O adubo mineral NPK 4-14-8, fornece 4% de nitrogênio, 14% de fósforo e 8% de potássio, portanto a formulação 4-30-16 possui 4% de nitrogênio, 30% de fósforo e 16% de potássio.

O fertilizante NPK 04-14-08 apresenta maior concentração de fósforo e potássio, possui um elevado complexo de macronutrientes e age diretamente na nutrição das plantas, melhorando o metabolismo e ativando o equilíbrio nutricional das plantações.

Regra geral, as fontes de proteína também são boas fontes de fósforo, tais como, carne vermelha, carne de aves, peixe e ovos. O leite e derivados também são boas fontes assim como as leguminosas, os cereais e os grãos.

Dentre as fontes de fósforo mais utilizadas no Brasil, destacam-se as totalmente aciduladas (superfosfato simples e superfosfato triplo), os fosfatos de amônio (monoamônico ou MAP e fosfato diamônico ou DAP) e os fosfatos naturais (Bayóvar, fosfatos de Arad, Gafsa, fosfatos de Araxá, Patos de Minas etc.).

Fósforo no solo
O Fósforo absorvido pelas plantas, encontra-se presente na solução do solo e por se tratar de um macronutriente necessita constante monitoramento no mesmo.

Aos sedimentos, o fósforo pode permanecer associado por mais de 100 milhões de anos.

Também é encontrado em ossos e dentes. Por isso, é um mineral importante para a saúde, sendo necessário incorporá-lo a nossa alimentação. Alguns alimentos ricos em fósforo são: leite e seus derivados, ovos, cereais e peixes.

Para se produzir fosfato de maneira eficiente, é necessário utilizar uma sequência complexa de operações interconectadas de processamento. Cada estágio do processo afeta o seguinte. Por exemplo: a ineficiência na mineração pode prejudicar a produção do ácido fosfórico e, por fim, a qualidade do próprio fertilizante.

O fosfato monoamônio (MAP) pode ser utilizado como fonte alternativa de fósforo em substituição ao fosfato bicálcico. O calcário Paraíso é tecnicamente viável para utilização na alimentação de poedeiras comerciais, pois não prejudica a produção e a qualidade da casca dos ovos.

Para atingir um aumento de fosfato específico, use a dose de acordo com a seguinte fórmula: 0.8vp = M, em que V = volume do tanque em litros, p = aumento desejado de fosfato e m = volume de produto para usar em mL. Por exemplo, para aumentar a 20 litros para 0,1 mg de fosfato / L você usaria: 0,8 * 20 * 0,1 = 1,6 mL.

Leguminosas: Aqui temos grãos como feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico, todos com boas quantidades de fósforo. Por isso, é possível intercalar para aproveitar os diferentes benefícios desses alimentos, que também são ricos em ferro de uma forma geral.

Iogurte. Bastante conhecido por ser uma opção saudável, o iogurte é uma das melhores fontes de potássio. Ele ainda tem grande valor nutritivo por fornecer vitaminas A, E e do complexo B, e minerais, como o fósforo.

Como repor a deficiência de fósforo? O uso de fertilizantes é uma forma muito eficiente para resolver a falta de fósforo no solo. Soluções como o Fosfato Diamônico, superfosfato triplo e superfosfato simples são altamente recomendadas para o uso em locais onde é necessário suprir essa carência.