Qual adubo rico em potássio?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Alternativas para uma adubação potássica mais sustentável e efetiva e como escolher a melhor fonte de potássio

  • Kamafugito;
  • Micaxisto;
  • Biotita;
  • Ardósia.

Os fertilizantes potássicos mais utilizados são: cloreto de potássio (60 % de K20), sulfato de potássio (50 % de K20), sulfato duplo de potássio e magnésio (22 % de K20) e nitrato de potássio (44 % de K20).

Conheça as 3 principais fontes de potássio para as plantas

  • 1.1 1. Cloreto de Potássio (KCl)
  • 1.2 2. Sulfato de potássio (K2SO4)
  • 1.3 3. Nitrato de potássio (KNO3)

Batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cará, couve, couve-flor, espinafre e tomate.

A aplicação pode ser feita de duas formas, sendo posicionada ou disseminada. A posicionada é feita no momento do plantio, localizando o fertilizante a aproximadamente 7 cm da lateral da semente e 5 cm abaixo dela. Já a disseminada resulta em boa parte do potássio aplicado permanecendo no topo de 2 cm ou 5 cm do solo.

O fertilizante NPK 04-14-08 apresenta maior concentração de fósforo e potássio, possui um elevado complexo de macronutrientes e age diretamente na nutrição das plantas, melhorando o metabolismo e ativando o equilíbrio nutricional das plantações.

Partindo desse princípio, é possível repor o potássio do solo ao estimular a atividade dos microrganismos solubilizadores de potássio. E para isso, é preciso contar com algumas boas práticas agrícolas, como evitar a aplicação de fertilizantes com altos teores de cloro e índice salino.

Adicione leguminosas e castanhas ricas em potássio à alimentação. Vários tipos de leguminosas e castanhas são excelentes fontes de potássio; além disto, eles fornecem também fibras, proteínas e outros minerais. Algumas das opções são: 400 mg em 1/2 xícara com feijão cozido.

As cascas de banana podem ser enterradas inteiras ou picadas, próximo de plantas que gostam de potássio (como árvores frutíferas, por exemplo). Ao enterrar as cascas inteiras elas demorarão para apodrecer e, com isso, liberam o potássio mais lentamente no solo.

O esterco de galinha é considerado uma importante fonte de nutrientes que age como uma espécie de corretivo do solo. Quando comparado a outros estercos, como de vaca, ele mostra-se rico em nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio.

Outro método de extração de potassa é a mineração por dissolução, em que se injeta salmoura (solução de sal em água) aquecida para retirar o potássio de minérios subterrâneos. A salmoura rica em potássio é bombeada para a superfície e depositada em poços, onde o mineral é posteriormente extraído.

O adubo mineral NPK 4-14-8, fornece 4% de nitrogênio, 14% de fósforo e 8% de potássio, portanto a formulação 4-30-16 possui 4% de nitrogênio, 30% de fósforo e 16% de potássio.

Um dos sintomas mais comuns de deficiência de Potássio é o secamento ou “queimamento” das margens das folhas, normalmente aparecendo primeiro nas folhas mais velhas. As plantas deficientes em potássio crescem vagarosamente e desenvolvem pouco o sistema radicular.

Potássio: cinzas, cascas de café, pós de rochas silicatadas com altos teores de potássio, talos de banana, entre outros. Fósforo: fosfatos naturais e farinha de ossos. Micronutrientes: alguns pós de rocha, estercos, fontes minerais permitidas (ex.: óxido de cobre e outros utilizados nos biofertilizantes).

Ainda segundo o levantamento, o aumento da ingestão de alimentos ricos em potássio é recomendado em adultos com pressão arterial acima de 12 por 8. A recomendação é que um adulto consuma em média 4.700 mg de potássio por dia - uma banana média tem cerca de 420 mg de potássio.

Esse é um nutriente indispensável para as plantas crescerem bem, além de reduzir o PH, que é a acidez do solo. Logo, podemos aplicar de diferentes formas. Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente.