Qual anti-inflamatório humano pode dar para meu cachorro?

Perguntado por: rcavalcante9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Diclofenaco (Voltaren e Cataflan)

Geralmente, os analgésicos são os medicamentos indicados para dor canina.
...
No entanto, conforme os veterinários indicam, são recomendados alguns princípios ativos, como:

  • Cetoprofeno;
  • Meloxicam;
  • Firocoxib;
  • Carprofeno;
  • Enrofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Dexametasona.

A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

Os antibióticos para cachorro são específicos, principalmente por causa da dosagem, que pode ser pequena, não é encontrada em medicamentos para seres humanos. Muitos remédios para cães também costumam ter outras ações específicas no organismo do pet. Por isso, nunca dê antibiótico humano para cachorro.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

A resposta é não. Alguns relaxantes musculares de uso humano contêm princípios ativos tóxicos para os animais, por isso só dê o relaxante muscular se for prescrito por um veterinário.

O diclofenaco sódico é um potente anti-inflamatório não esteroidal e analgésico, que tem ação sobre a inibição da ciclooxigenase e da lipoxigenase. Sua utilização em cães é contraindicada devido aos efeitos colaterais, principalmente sangramento gástrico (Tasaka, 1999).

Pode dar dorflex para cachorro? Não!!! Porque na composição do dorflex existem 2 componentes: orfenadrina e cafeína que são altamente tóxicos para os animais, podendo levá-los a óbito em casos mais graves ou agudos.

Os mais comuns são: Naproxeno, Aspirina e Ibuprofen. Os mais prescritos e disponíveis no mercado são: Rimadyl, Meloxican, Previcox e Zubrin.

Todo remédio humano é proibido para os pets?

  • Ácido acetil salicílico (Aspirina)
  • Paracetamol (Tylenol®)
  • Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
  • Diclofenaco sódico (Voltaren®)
  • Diclofenaco potássico (Cataflam®)
  • Piridium®
  • Ibuprofeno.

Mas será que o tutor pode dar amoxicilina de humano para cachorro? De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, em alguns casos é possível dar antibiótico humano para cachorro. Afinal, o princípio ativo do medicamento é o mesmo, independentemente da espécie em tratamento.

Indicações de uso da dipirona em cães
É possível escolher entre a dipirona em gotas e a sua versão em comprimidos de 500 mg.

A dose recomendada para cães e gatos é de 10,0 mg de amoxicilina e 2,5 mg de ácido clavulânico para cada kg de peso, duas vezes ao dia, o que equivale a um comprimido com 50 mg de princípio ativo para cada 4 kg de peso ou ainda, um comprimido com 250 mg de princípio ativo para cada 20 kg de peso, a cada 12 horas.

Nunca dê cetoprofeno ou outro medicamento com ação anti-inflamatória ao animal, sem antes consultar um médico veterinário.

Dosagem, frequência da administração e duração do tratamento A dose terapêutica para cães é de 0,2 mg de meloxicam/kg de peso vivo, a cada 24 horas, por 3 a 5 dias consecutivos.

Lave arroz cru (use um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido ao cão várias vezes ao dia. Intercale o remedinho com chá de erva-doce. A aveia é um ótimo remédio natural, mas deve ser usada com parcimônia.

Não. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, o paracetamol faz mal para cachorro. Sendo assim, não deve, de maneira alguma, ser administrado aos animais, sob o risco de provocar intoxicação e lesões medicamentosas aos órgãos do pet.

Diversos tipos de infecções por bactérias são tratadas com uso do antibiótico para cachorro. Eles podem ser apresentados em comprimidos, cápsulas, fórmulas líquidas, injetáveis e até em pomadas. Apenas um médico veterinário está capacitado para prescrever o antibiótico para cachorro correto e sua administração.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.

Destacam-se entre os medicamentos mais vendidos a nimesulida, diclofenaco potássico/sódico, naproxeno, piroxicam, ibuprofeno e cetoprofeno.