Qual o anti-inflamatório mais seguro para cachorro?

Perguntado por: mgomes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são cruciais no tratamento da dor aguda, como no perioperatório, mas também possuem papel extremamente importante no tratamento da dor crônica. O carprofeno tem demonstrado ser clinicamente eficaz no alívio da dor de cães que sofrem com osteoartrite e dor oncológica.

Nunca dê Nimesulida ou outro medicamento com ação anti-inflamatória ao animal, sem antes consultar um médico veterinário. Não altere a dose recomendada pelo médico veterinário.

O cetoprofeno, assim como o carprofeno, é um fármaco não esteroidal, derivado do ácido aril carboxílico e per- tencente ao grupo do ácido propiônico. Possui atividades anti-inflamatória, antipirética e analgésica.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.

O anti-inflamatório ibuprofeno, que também possui atividade analgésica e antitérmica, não tem efeito colateral previsível.

A resposta é não. Alguns relaxantes musculares de uso humano contêm princípios ativos tóxicos para os animais, por isso só dê o relaxante muscular se for prescrito por um veterinário.

Ibuprofeno, um medicamento tóxico para cães e gatos
A resposta é não. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, esse não é um remédio que pode ser administrado aos cães, sob o risco de causar intoxicação.

Kenovet é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) à base de Cetoprofeno, considerado potente e seguro para uso em cães e gatos. Administrar por via oral. O produto deve ser aplicado por via oral, diretamente na boca do animal, com auxílio da seringa dosadora.

Todos tem a mesma eficácia.

Entre os AINEs, o flunixin meglumine é considerado um fármaco seletivo para COX-1, o cetoprofeno possui ação mediana sobre COX-1 e maior sobre COX-2, enquanto o meloxicam é considerado um AINE majoritariamente seletivo para COX-2, promovendo menores efeitos colaterais (Whay et al., 2005; Coetzee et al., 2009).

O Bi Profenid é o Cetoprofeno e pode ser substituído sim por Ibuprofeno, ambos sendo anti-inflamatórios.

De acordo com a endocrinologista, uma forma de diminuir o uso de anti-inflamatórios é substituí-los por analgésicos como dipirona ou paracetamol, por exemplo.

Os AINES podem diminuir o fluxo de sangue para os rins e liberam substâncias inflamatórias que podem causar lesão no tecido renal. Além disso, podem oferecer inchaço e retenção de líquido, levando ao aumento da pressão que é muito importante ser observado em pacientes previamente hipertensos.

O principal risco do uso crônico de anti-inflamatórios é a ocorrência de lesão renal aguda devido ao impacto dos medicamentos na diminuição da capacidade dos rins filtrarem o sangue. Idade avançada e comorbidades associadas à diminuição da taxa de filtração glomerular aumentam o risco de nefrotoxicidade.

Já que o anti-inflamatório pode demorar um tempo para começar a fazer efeito, pode ser necessário adotar o uso de analgésico junto, acelerando e otimizando o tratamento.

A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

Principais remédios para artrose em cães
São medicamentos analgésicos que ajudam na prevenção de febre, reduzindo inflamação e aliviando a dor característica da artrose. Os mais comuns são: Naproxeno, Aspirina e Ibuprofen. Os mais prescritos e disponíveis no mercado são: Rimadyl, Meloxican, Previcox e Zubrin.