Qual antidepressivo não faz suar excessivamente?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Supondo que você não tenha nenhuma hipersensibilidade aos antidepressivos, normalmente ISRS como o escitalopram e mesmo a desvenlafaxina não costuma causar sudorese, algum sintoma até pode ocorrer no inicio do tratamento, mas não é comum apresentar sudorese excessiva depois um tempo.

Os medicamentos antidepressivos, pricincipalmente os da classse dos ISRS (sertralina, fluoxetina, escitalopran e outros) são a primeira escolha para tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. No entanto, no início do tratamento, pode ser que haja uma piora dos sintomas ansiosos - como o suor excessivo.

A sudorese é um efeito colateral pouco comum com o uso da sertralina. Além de usualmente ele surgir na introdução da medicação, dificilmente com o aumento dela. Porém sim, é possível. O importante é observar se essa sudorese se mantém ou se melhora ao longo das semanas.

“Os pacientes que tomam antidepressivos podem definitivamente ver um aumento nos suores noturnos”, diz Shah. Isso porque certas classes de medicamentos podem causar uma reação adrenérgica, que tem a ver com seus níveis de adrenalina e leva à transpiração.

O cloridrato de fluoxetina, também conhecido pelo seu nome comercial Prozac, é um medicamento antidepressivo que pertence à classe do inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS).

Como parar de transpirar nas axilas de forma excessiva

  1. Escolha a roupa adequada. ...
  2. Seque-se bem após o banho. ...
  3. Mantenha-se hidratado. ...
  4. Depile suas axilas. ...
  5. Evite alimentos que estimulam o suor.

Utilizar roupa de algodão e trocá-la diariamente; Depilar as axilas ou manter os pelos curtos; Usar desodorante antitranspirante diariamente.
...
1. Suco de couve

  1. 1 cenoura;
  2. 1 maçã;
  3. 1 folha de couve;
  4. 1 punhado de salsinha.

Tratamento medicamentoso para sudorese noturna
Casos muito graves de suor excessivo podem ser tratados com ansiolíticos, antidepressivos e anticolinérgicos, que agem sobre o sistema nervoso e diminuem o estímulo das glândulas sudoríparas.

Quais remédios que podem causar transpiração excessiva?

  • Comprimidos para a pressão arterial.
  • Analgésicos.
  • Antibióticos.
  • Antidepressivos.
  • Remédios gastrointestinais.
  • Remédios dermatológicos.
  • Comprimidos para diabetes.
  • Reposição hormonal.

Algumas causas incluem: Ansiedade A ansiedade ou estresse alteram os níveis de alguns hormônios, principalmente a adrenalina. O hormônio adrenalina quando está elevado, aumenta os batimentos cardíacos. Quando o aumento da adrenalina ocorre durante a noite, o corpo ativa o mecanismo de termorregulação, produzindo suor.

Olá. O Donaren é um antidepressivo que geralmente é adicionado para potencializar o efeito antidepressivo da sertralina e ajudar no controle do sono. Não é esperado que se sinta "mais depressivo" tampouco dores no corpo é um efeito colateral comum desta associação.

Alguns efeitos colaterais que podem surgir durante o tratamento com sertralina são boca seca, tontura, diarreia, aumento da fome, perda do apetite, prisão de ventre, má digestão, náusea, falta de apetite, insônia, sonolência, dor de cabeça e alteração da função sexual, como dificuldade de ereção, perda ou atraso na ...

Sudorese
Ela pode ocorrer em diversos pontos do corpo, sendo as mãos e os pés os mais comuns para a ansiedade. Ainda assim, cada indivíduo apresenta uma característica, sendo normal encontrar quem sua nas axilas, cabeça e costas. O suor excessivo, ou sudoreses, é um dos sintomas mais comuns.

A hiperidrose emocional ou cortical é a forma generalizada, mais evidente nas axilas, palmas e plantas e ao redor da região genital. As glândulas sudoríparas nesses pacientes são normais em número, porém reagem de forma exagerada ao estresse (não é considerado um distúrbio psicológico).

As dúvidas, a ansiedade, tudo isso atrapalha os resultados do tratamento. E quanto à medicação propriamente, as doses podem ser ajustadas e outros medicamentos podem ser associados antes que se considere a falência terapêutica. Quando após um mínimo de 2 semanas não houver nenhuma alteração no humor e estado ânimo.

Já os antidepressivos com baixa probabilidade de causarem efeitos colaterais sexuais são:

  • Bupropiona.
  • Mirtazapina.
  • Trazodona.
  • Vortioxetina.
  • Selegilina transdérmica (no formato de adesivo)

O uso prolongado de antidepressivos pode aumentar o risco de doenças cardíacas, de acordo com estudo de revisão publicado em 13 de setembro no periódico científico British Journal of Psychiatry Open. Ainda assim, a recomendação é que não se deixe de tomar os medicamentos por conta própria.