O que faz uma pessoa suar muito?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Fatores emocionais como medo, estresse ou ansiedade podem te fazer suar muito. Isso acontece porque a liberação de hormônios, como a adrenalina, altera o fluxo sanguíneo e, em consequência, a temperatura corporal. A resposta do organismo é a sudorese.

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de anti- transpirantes, toxina botulínica, ou botox (que tem efeito temporário) e cirurgia. Os antitranspirantes são a primeira opção dos dermatologistas.

A hiperidrose é uma condição que provoca suor excessivo, levando você a transpirar muito até mesmo em repouso. Lembrando que suar é normal, mas a sudorese excessiva ocorre mesmo quando não está tão quente e você está parado.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso. Não é só isso.

Por meio do suor, são eliminados resíduos como sódio, potássio, cloretos e amônia, além de ureia e ácido úrico, responsáveis pelo odor.

Leucemia e linfoma estão entre os cânceres associados ao suor noturno. Aqueles associados à leucemia geralmente ocorrem em conjunto com sintomas como fadiga, perda de peso ou hematomas excessivos. Suores relacionados à leucemia também podem resultar de febres diurnas.

Os sintomas da hiperidrose são suor visível, infecções de pele, e dificuldade de realizar tarefas cotidianas, por causa do suor. O diagnóstico e tratamento desta condição é feita por um dermatologista.

5 opções de tratamento para suor excessivo

  1. Chá de sálvia. Um dos tratamentos caseiros mais conhecidos para amenizar o suor excessivo é a sálvia. ...
  2. Vinagre de maçã, tomilho e alecrim. ...
  3. Amido de milho e bicarbonato de sódio. ...
  4. Bicarbonato de sódio e limão. ...
  5. Óleo de melaleuca.

O verbo soar vem do substantivo som, e significa o ato de emitir algo — seja uma informação, seja qualquer outro som. Ainda, ele pode ser utilizado como sinônimo de parecer. Já o termo suar se refere ao ato de transpirar, isto é, liberar o suor pelos poros da cútis.

Dicas práticas para combater o suor no rostono dia a dia

  1. Atente para o uso de bonés e chapéus. ...
  2. Limpe o rosto com água fresca. ...
  3. Proteja-se do sol. ...
  4. Mantenha-se hidratado. ...
  5. Ambiente sempre ventilado. ...
  6. Mantenha a pele devidamente hidratada. ...
  7. Evitar cabelos no rosto.

A hipoglicemia
O quadro é marcado por tremores, suor frio e sensação de fraqueza. Transpiração excessiva, palpitações, náuseas, alterações de fala, visão turva e até desmaios são sintomas do seu agravamento.

Outras dicas para acabar com o mau cheiro
Além da alimentação, outros cuidados como evitar usar a mesma roupa duas vezes, remover os pelos das regiões que mais suam e usar desodorantes que sejam antitranspirantes e antibacterianos também ajudam bastante a reduzir o mau cheiro do corpo.

O suor noturno é um sintoma comum, tanto em infecções bacterianas quanto virais. A tuberculose é a infecção mais fortemente associada ao excesso de suor durante a noite. Entretanto, as endocardites (inflamação no coração), as osteomielites (inflamação nos ossos) e a infecção por HIV também podem desencadear o sintoma.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

A hiperidrose é uma condição médica em que o paciente sua excessivamente e de forma imprevisível. Pessoas com hiperidrose possuem glândulas sudoríparas hiperfuncionantes, podendo suar mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando.

Na hiperidrose, o paciente apresenta uma quantidade bastante excessiva de suor, que pode se apresentar somente em alguns pontos, como nas axilas, nas mãos e no pescoço ou mesmo surgir em todo o seu corpo, causando constrangimento.

Como é a cirurgia para a hiperidrose? Atualmente o método cirúrgico mais usado no tratamento da hiper-hidrose das extremidades é a interrupção da inervação simpática numa cirurgia realizada utilizando técnica vídeoendoscópica chamada simpatectomia. A cirurgia é feita sob anestesia geral, que dura cerca de 30 minutos.

Um excelente remédio caseiro para hiperidrose, que é sudorese excessiva, é tomar regularmente a infusão de sálvia, uma vez que a planta possui propriedade anti-sudorífica, que impede e regula a produção excessiva de suor, sendo útil em casos estresse, ansiedade e durante a menopausa.