Qual benefício do metaverso?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

maior engajamento: o Metaverso permite um maior engajamento com seus clientes, pois oferece uma experiência mais imersiva e interativa do que os canais on-line tradicionais. Esse aumento de engajamento pode levar a uma maior fidelidade do cliente, maior conscientização da marca e até mesmo maiores vendas.

Vantagens e desvantagens do metaverso

  • Ausência de barreiras econômicas;
  • Por ser um conceito ainda a ser explorado, oferece muitas oportunidades;
  • Tende a virar uma febre mundial;
  • Pode ser explorado por meio de diversos tipos de tecnologias;
  • Em tese, pode oferecer fontes de renda estáveis;
  • Entre outras.

O metaverso permite que as pessoas interajam com seus avatares em uma realidade virtual. Leia para entender melhor o que o conceito significa e como pode ser aplicado nas empresas. Se você não sabe o que é metaverso, talvez tenha ficado perdido(a) em algumas discussões na internet nos últimos dias.

Depoimentos mostram que pessoas que utilizam o metaverso estão constantemente combatendo sentimentos de náusea e desorientação, também definidos por “ciberdoença” — causam desconforto severo e dificultam a experiência imersiva de VR.

O que é metaverso
Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas.

Por exemplo, um metaverso pode permitir que pessoas que vivem em diferentes cantos do mundo se encontrem por meio da tecnologia e virtualmente saiam de férias, pratiquem esportes ou trabalhem juntas em projetos.

A principal diferença entre um metaverso e outros ambientes virtuais é a experiência imersiva que ele proporciona. Por meio de dispositivos como óculos de realidade virtual, luvas táteis, sensores e controladores de movimentos das mãos, é possível criar uma experiência real em um universo 100% online.

O Metaverso é perigoso, se considerarmos a grande especulação em torno de itens e terrenos, fraudes, violação de privacidade e até impactos sociais e psicológicos, em virtude da imersão frequente em mundos virtuais. Não há dúvidas de que os potenciais da tecnologia são enormes, mas é fundamental ter cautela.

A realidade virtual permite que o usuário fique imerso em uma história, podendo interagir com o ambiente simulado, sem nenhum risco à sua integridade física ou mental. Dessa forma, não é à toa que ela vem sendo aplicada em diversos setores, inclusive na medicina para simular procedimentos cirúrgicos.

Quanto custa entrar no metaverso? Em geral, as plataformas de metaverso adotam o mesmo modelo de negócio das redes sociais, oferecendo acesso gratuito aos usuários.

Metaverso e a economia global
A relação entre os dois vai além de apenas testes no mundo virtual, pois as empresas migrantes desse espaço, angariam clientes que transitam por lá e deixam seu dinheiro. Esses negócios podem surgir de qualquer lugar do mundo, uma vez que não existem barreiras geográficas no metaverso.

Confira alguns exemplos de aplicação do metaverso nas empresas

  • Microsoft. Em 2021, a Microsoft lançou o Mesh – uma espécie de metaverso próprio –, que possibilita encontros interativos entre pessoas de diferentes locais. ...
  • Lojas Renner. ...
  • Nike. ...
  • Itaú ...
  • Adidas. ...
  • Gucci.

O que esperar do futuro do metaverso
Embora o metaverso exija avanços significativos em poder de computação, taxa de transferência de rede e recursos de inteligência artificial, ele não atingirá todo o seu potencial até o final dos anos 2030 ou 2040.

Comprar, vender, construir e se relacionar. Essas são algumas possibilidades que as pessoas possuem dentro do metaverso, utilizando um personagem, mais conhecido como "avatar", em um mundo virtualizado.

Por simular um ambiente próximo ao mundo real, a tecnologia ajuda a recriar situações ou até mesmo inserir elementos para o tratamento de questões específicas como fobias, ansiedade, depressão e estresse pós-traumático.

A tecnologia AR permite sobrepor informações virtuais em um ambiente real, enquanto a tecnologia VR permite criar um ambiente completamente virtual. Ambas tecnologias podem trazer benefícios significativos para a área de real estate quando utilizadas de forma colaborativa.

Ela permite, por exemplo, ver objetos virtuais no mundo real e construir uma experiência em que o físico e o digital não tenham distinção.

Como ganhar dinheiro no metaverso?

  1. Compra de terrenos. Vamos voltar um pouquinho e falar de história. ...
  2. Criptomoedas. ...
  3. Realização de investimentos em empresas. ...
  4. NFTs.

Em meados de janeiro de 2022, a startup Beupse anunciou o pré-lançamento daquele que seria o primeiro metaverso completamente brasileiro, chamado Bite. Land. Nele, o internauta teria acesso a lojas, eventos, imobiliárias, escolas, galerias de arte e muito mais.

Como entrar no Metaverso?

  1. Tenha um computador ou smartphone. ...
  2. Tenha uma conexão de internet estável. ...
  3. Escolha uma plataforma para criar o seu avatar. ...
  4. Use óculos de realidade aumentada. ...
  5. Tenha joysticks. ...
  6. Fique atento às criptomoedas. ...
  7. Analise a possibilidade de ter uma carteira digital. ...
  8. Comece a explorar as possibilidades.