Qual calendário o mundo usa?

Perguntado por: hhilario8 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Olha, esse é o nome do calendário usado aqui no Brasil e na maioria dos países. Ele foi criado pelo Papa Gregório XIII no ano de 1582! A contagem dos dias do Calendário Gregoriano é o nascimento de Jesus Cristo e leva em conta o ciclo solar, que possui 365 dias e 6 horas, tá?

Os quatro países que não adotaram o calendário gregoriano são a Etiópia (calendário etíope), Nepal (Vikram Samvat e Nepal Sambat), Irã e Afeganistão (calendário Hijri Solar).

O Ano Novo lunar é comemorado em muitos países asiáticos, como a Coreia do Sul. Os sul-coreanos comemoram o ano novo duas vezes. O primeiro dia do tradicional ou "antigo" calendário lunar coreano é chamado Seollal. Assim como na China, é um dos maiores feriados do ano e será comemorado no dia 1° de fevereiro.

O calendário juliano, com as modificações feitas por Augusto, continua sendo utilizado pelos cristãos ortodoxos em vários países.

No calendário judaico o dia de hoje é Tisha B'av, o 9°dia do mês Av, que é marcado por dois tristes acontecimentos históricos: a destruição do 1º e do 2º Templo em Jerusalém.

2022 (MMXXII, na numeração romana) foi um ano comum do século XXI que começou num sábado, segundo o calendário gregoriano.

A diferença entre esses dois Calendários está na duração considerada do ano (365,25 dias no Juliano e 365,2425 dias no Gregoriano) e nas regras para recuperação do dia perdido, acumulado durante os anos, devido à fração de dias na duração do ano considerada.

Os anos no Calendário Bíblico e Judaico tem 12 de 29 ou 30 dias . São, portanto, um total de 354 dias, ou seja, 11 dias a o calendário Gregoriano que é o mais usado no mundo atualmente. Então para compensar essa diferença foram criados os anos bissextos, que são 7 em um período de 19 anos.

Desde 5 de Fevereiro de 2019, estamos no ano 4.717 do calendário chinês, o ano do porco. Existe uma grande importância para os chineses na associação entre a data de nascimento de uma pessoa e o animal que rege o ano em que ela nasceu.

A comemoração ocidental tem origem em um decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, portanto, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces – uma voltada para frente e a outra para trás.

Isso porque a contagem dos anos, meses e dias no calendário gregoriano - que adotamos - começa a partir do 1. Mas para esses especialistas, o zero é fundamental. O ano seguinte ao primeiro antes de Cristo (1 a.C.) foi o primeiro depois de Cristo (1 d.C.). Por convenção, não houve o ano zero.

A partir de hoje, os chineses se despedem do Ano do Tigre (2022) e recebem o Ano do Coelho (2023), conforme o horóscopo chinês, que tem 12 signos. O coelho é considerado um animal inteligente e que traz sorte.

1 – Vive no ano de 108
Para estes, o ano 1 corresponde ao ano de nascimento de Kim II-sung: 1912. Posto isto, atualmente (2019) estão no ano 108.

O calendário gregoriano foi implementado na Rússia em 14 de fevereiro de 1918, suprimindo as datas julianas de 1 a 13 de fevereiro, de acordo com um decreto do Sovnarkom assinado em 24 de janeiro de 1918 (Juliano) por Vladimir Lenin.

Gregório 13 (1502-1585) assinou um documento determinando uma reforma na maneira de contar o tempo. Foi a inauguração do calendário que usamos até hoje — e é por isso que ele se chama gregoriano, aliás.