Quem criou o primeiro calendário do mundo?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

O primeiro calendário solar surgiu com os egípcios por volta de 3000 a.C., com uma medição de 365 dias. Atualmente seguimos o chamado calendário gregoriano, que foi criado em 1582 pelo Papa Gregório XIII (1502 – 1585) — daí o nome “gregoriano”.

Calendário Chinês
De todos os calendários, o chinês é o mais antigo que se tem notícia. Ele surgiu entre 2697 e 2597 antes de Cristo! Uau! O Calendário Chinês é lunissolar, ou seja, considera tanto os ciclos do Sol como os da Lua.

2021 (MMXXI, na numeração romana) foi um ano comum do século XXI que começou numa sexta-feira, segundo o calendário gregoriano.

Ano Um cristão (nosso Ano Um)
Dentro deste caos de calendários, um humilde monge chamado Dionísio Exiguus apareceu.

Setembro é o nono mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que originalmente começava em Março.

História do calendário juliano
O calendário juliano surgiu quando Júlio César, aconselhado por astrônomos egípcios, decidiu alterar o calendário utilizado na altura, o calendário romano. Isso porque, ele havia reparado que as comemorações da primavera coincidiam com dias de inverno.

A diferença entre esses dois Calendários está na duração considerada do ano (365,25 dias no Juliano e 365,2425 dias no Gregoriano) e nas regras para recuperação do dia perdido, acumulado durante os anos, devido à fração de dias na duração do ano considerada.

Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C.. Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano. Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias.

O calendário gregoriano é um calendário criado na Europa em 1582, por iniciativa do papa Gregório XIII. O calendário surgiu com o objetivo de corrigir os erros do calendário anterior: o calendário juliano. O calendário gregoriano é o calendário mais usado no mundo atualmente.

A comemoração ocidental tem origem em um decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, portanto, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces – uma voltada para frente e a outra para trás.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

O ano 1 a.C. foi um ano bissexto. Iniciou numa quinta-feira do calendário juliano. Foi precedido pelo ano 2 a.C. e seguido pelo ano 1 d.C., ou ano 1 da era comum, uma vez que não existiu ano zero.

É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C.

Por volta dos anos 600 d.C. cogitou-se considerar a data do nascimento de Cristo como o ano zero. O monge Dionísio, o Pequeno, que viveu no século VI, foi quem se preocupou e quem estabeleceu a data de nascimento do Redentor, fixada então em 25 de dezembro de 753 da fundação de Roma.

Porque seguimos o calendário gregoriano para marcar os anos, meses, semanas e dias. Esse calendário foi implantado com a iniciativa do papa Gregório XIII, no século XVI, que por sua vez, utiliza o nascimento de Jesus como o início do ano moderno. Ou seja, faz 2022 anos desde o nascimento de Jesus Cristo.

Setembro - Do latim septem (sete), o sétimo mês, antes do calendário de Numa Pumpílio. Outubro - Do latim octo (oito), o oitavo mês. Novembro - Do latim nove, o nono mês. Dezembro - Do latim decem, o décimo mês.

Era o oitavo mês antes da reforma de Pompílio. “Novembro” vem do latim novem e “dezembro” vem do latim decem, ou dez. Era o décimo e último mês do primeiro calendário romano.

No passado, os meses, de fato, seguiam uma ordem em referência aos seus nomes. Setembro era o mês sete, outubro o oito, novembro o nove e dezembro o dez — isso até janeiro e fevereiro serem inventados, no século 8 a.C.

O calendário juliano era o calendário em uso no império romano no tempo da vida de Cristo e assim foi naturalmente usado como base de cálculo da Páscoa pelos cristãos. No século IV, por ocasião do Primeiro Concílio de Niceia o Equinócio da Primavera ocorria por volta do dia 21 de Março.

ANO 2020 - do calendário juliano, inicia a 14 de janeiro. ANO 1441 - do calendário muçulmano ( Hegira ), iniciou em 1 de setembro de 2019.