Qual é o calendário de Deus?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Deus criou o calendário dele para que nós estivermos alinhados ao tempo dele para que possamos receber as bênçãos e os presentes que Ele coloca na linha do tempo que ele criou. O calendário que nós vivemos sobre ele hoje, chamado calendário gregoriano, possui uma influência espiritual muito forte.

Calendário Cristão ou Gregoriano
Foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio. A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus Cristo.

O fato é que estamos entrando no ano de 2022 de acordo com o calendário gregoriano, que é adotado na prática pela maior parte dos países. Esse calendário, baseado no ciclo solar, foi introduzido pelo papa Gregório 13 em 1582.

O calendário judaico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses e pode ter de 353 a 385 dias.

O tema do Mês da Bíblia de 2022 é o Livro de Josué e o lema é “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9). O motivo principal para a escolha do Livro de Josué é a comemoração dos 200 anos da “Independência do Brasil” (1822).

O calendário juliano, com as modificações feitas por Augusto, continua sendo utilizado pelos cristãos ortodoxos em vários países.

O primeiro calendário solar surgiu com os egípcios por volta de 3000 a.C., com uma medição de 365 dias. Atualmente seguimos o chamado calendário gregoriano, que foi criado em 1582 pelo Papa Gregório XIII (1502 – 1585) — daí o nome “gregoriano”.

No calendário judaico o dia de hoje é Tisha B'av, o 9°dia do mês Av, que é marcado por dois tristes acontecimentos históricos: a destruição do 1º e do 2º Templo em Jerusalém.

É por isso que essa data é cristianizada e está determinado que o nascimento de Jesus foi em 25 de dezembro", explica Antonio Piñero. Nesse mês, também os romanos celebravam a Saturnalia, festa dedicada ao deus Saturno "em que se penduravam guirlandas, se distribuíam presentes e até havia árvores como a nossa no Natal.

O nascimento de Jesus de Nazaré é celebrado pelos cristãos no dia de Natal, que cai em 25 de dezembro. Para a Igreja Russa e as antigas Igrejas do Oriente que ainda usam o calendário juliano, 25 de dezembro juliano corresponde a 7 de janeiro do calendário gregoriano . Em princípio, ele marca o início da era cristã .

“O imperador Tibério governou Roma entre 14 e 37 d.C., sabemos que Jesus nasceu entre 7 e 4 a.C. no final do reinado de Herodes. Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.

Ano Um cristão (nosso Ano Um)
Dentro deste caos de calendários, um humilde monge chamado Dionísio Exiguus apareceu.

Os especialistas que reconhecem a existência de um pregador judeu chamado Jesus Contudo, situam seu nascimento entre os anos 6 e 4 antes da Era Comum. A maior parte do planeta não acredita na divindade de Jesus de Nazaré.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.