Qual chá que é brochante?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

É verdade? Isso é um mito. Não tem problema nenhum tomar chá e o hábito de consumir esse tipo de bebida não vai fazer o homem “ficar brocha”; uma coisa não tem relação com a outra. Eventuais falhas de ereção acontecem com todos os homens, é algo natural e que não deve ser transformado em um grande problema.

Quantas xícaras posso beber por dia? Por se tratar de uma bebida que possui cafeína, ingerir demasiadamente o chá da erva-mate pode acabar prejudicando o sono. Além disso, existem alguns outros efeitos negativos em caso de ingestão exagerada, como o aumento na ansiedade, dores de cabeça e aceleramento cardíaco.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

A erva-doce (Pimpinella anisum), conhecida também como anis-verde, anis ou pimpinela-branca, é uma planta medicinal popularmente consumida como chá depois das refeições, para melhorar a digestão, possuindo também propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

CHÁ DE LOURO: PARA QUE SERVE? O chá de louro é conhecido pela sua ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante, digestiva e anti-reumática. Geralmente, a parte utilizada do louro são suas folhas, que são ricas em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C, além de possuir ação diurética.

São contraindicados para pacientes com gordura no fígado. Erva-cidreira: indicada como calmante suave para quadros leves de ansiedade e insônia, casos de cólicas abdominais, distúrbios estomacais, flatulência (gases), como digestivo e expectorante. Seu uso deve ser cauteloso em pessoas com pressão arterial baixa.

O chá de canela auxilia na ansiedade, alivia o estresse e atua como relaxante para o organismo. Essa especiaria possui efeito anti-inflamatório que age no cérebro, aumentando os níveis dos neurotransmissores da felicidade, como a serotonina e dopamina.

O café aumenta a taxa metabólica
A taxa com que o organismo queima calorias em repouso é chamada de taxa metabólica de repouso (TMR). Quanto maior a TMR da pessoa, mais facilmente ela emagrece. Estudos mostram que a cafeína pode aumentar a TMR em 3-11%, com doses maiores apresentando um efeito mais significativo.

O consumo excessivo de chá-mate pode causar efeitos colaterais como dor de estômago, insônia, taquicardia e ansiedade. Alguns estudos sugerem que o chá possa estar associado a aumento de câncer de boca, esôfago e pulmão, sobretudo em fumantes.

Fácil de preparar, o tempero fortalece a imunidade, tem ação antifúngica, anti-inflamatória e auxilia no funcionamento do organismo. Por isso, ao ser consumido a longo prazo, esse chá ajuda a diminuir sintomas de alergia, gripes e resfriados e é sobre as propriedades da erva aromática que vamos falar no post de hoje.

A carqueja é indicada como tônico estomáquico, antidiarreico e antirreumático. Sua função principal é regular o funcionamento do fígado e intestinos. Auxilia nos regimes de emagrecimento, sendo usada no tratamento de má digestão, cálculos biliares, doenças do baço e dos rins.

A planta é utilizada na medicina tradicional, como estimulante do apetite e da digestão, além de ser indicada em casos de dispepsias, flatulência, cólicas, astenias e dores reumáticas, bem como em casos de estados gripais (acompanhados de mal estar e cansaço).

O chá de erva-doce não deve ser consumido por crianças menores de 12 anos e por pessoas com alergia ao anis ou ao composto anetol. Da mesma forma que esse chá também é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

1. Chá para má digestão e gases. O chá de camomila com erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases e a acidez no estômago.

Combinações. É possível combinar o chá de camomila a outras ervas que também oferecem benefícios à saúde, como a erva-doce, a erva-cidreira, o gengibre, o limão e outros ingredientes que podem tornar essa bebida mais saborosa e benéfica.

O Chá de Açafrão pode ser utilizado para a diminuição de dores no estômago, no alívio da gastrite, diminui os níveis de colesterol e auxilia no emagrecimento pois reduz a sensação de fome, possui efeito laxante favorecendo o movimento intestinal e aumenta a capacidade de aprendizagem e da memória.