Qual cidade de Minas tem a melhor carne de sol?

Perguntado por: ocaetano6 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

MONTES CLAROS - O clima de tranquilidade, com a certeza de que não sofrerão nenhuma consequência negativa da Operação Carne Fraca, prevalece entre açougueiros de Montes Claros, município que funciona como polo do Norte de Minas, com seus 394 mil habitantes, e que também tornou-se conhecido pela qualidade da sua carne ...

Carne de sol do Piauí, considerada a “melhor do Brasil”, é destaque na revista Veja.

A melhor carne de sol serenada do Brasil - Churrascaria João Maia

  • América do Sul.
  • Minas Gerais (MG)
  • Montes Claros.
  • Restaurantes: Montes Claros.
  • Churrascaria João Maia.

A cidade de Campo Maior, distante 80 quilômetros de Teresina, é considerada pelos piauienses a capital da carne de sol.

Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, é um método de conservar alimentos de origem animal salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado, peças de carne, em geral bovina.

A tradição de Mirabela data de mais de 80 anos, graças aos antigos tropeiros, que cortavam a região. Logo depois do abate, a carne é salgada e colocada para descansar por, no mínimo, quatro horas.

A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal. A carne-de-sol, diferentemente do que o nome dá a entender, não é exposta aos raios solares.

Por exemplo, se você quer aprender como fritar carne de sol, o ideal é escolher carnes que entregam bons bifes. Obviamente, podemos citar o contrafilé e até mesmo o patinho, mas lembrando que esse último tem pouca gordura. E vejam só, uma carne boa para bife é justamente o coxão mole.

Um trabalho publicado recentemente pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, analisou dados de cerca de 4 milhões de animais abatidos em diversos Estados brasileiros e constatou que os animais de Mato Grosso do Sul estão à frente no quesito qualidade, onde 93% dos animais apresentaram padrão de qualidade ...

A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino.

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

A carne de sol (também chamada de carne de vento, serenada, de sertão e etc) leva esse nome, pois antigamente era feita salgando a proteína ligeiramente e secando as peças ao sol. A carne passa por um leve processo de desidratação e exige um clima seco para ser feita.

Enquanto o bife Ancho trata-se de um corte sem ossos, quando ele traz o osso da costela junto, trata-se do corte nobre Prime Rib, como o nome diz: “costela de primeira” em português. Extraído entre a sexta e décima segunda costela do boi, considerada como a parte mais macia e premium da costela.

Você pode usar coxão mole, lagarto, alcatra ou contra-filé, desde que seja de boa qualidade e esteja fresca.

A carne de sol é uma comida típica do nordeste, consumida há mais de 400 anos. Ela leva esse nome porque no início era feita em duas etapas: salgando a carne ligeiramente e secando as peças ao sol. Com o passar dos anos, a carne preferida dos nordestinos conquistou o Brasil.

O registro mais antigo segundo a historiadora Adriana Lucena é de outubro de 1610 feita por Pyrard de Laval descrevendo carnes gordas e de ótimo sabor que foram salgadas e expostas ao sol.

Também chamada de bife vazio ou, simplesmente, vazio, a fraldinha é um corte bovino da parte traseira, perto das costelas, bastante apreciado pelos amantes de carne vermelha.

Para a elaboração do charque é preciso, antes de tudo, optar por uma carne que tenha gordura. Os cortes utilizados geralmente são os menos nobres da parte dianteira do boi. Atualmente o charque também é feito com cortes nobres como alcatra e contrafilé.

No Sul, esse tipo de preparo leva o nome de charque. “O processo é bem parecido com o da carne-de-sol, só que como a incidência solar é menor, a carne ainda vai para o fogão”, conta a chef Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto.

Carne de jabá é de que animal? Seja pela questão cultural ou maior garantia de conservação do alimento, jabá é feito especialmente a partir da carne bovina. No tempo em que a o processo servia o propósito exclusivo da conservação, utilizava-se a parte traseira do animal.

De acordo com o jornalista Marcelo Duarte, no livro O Guia dos Curiosos, mesmo com o consumo muito pequeno, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo do mundo. Entre as iguarias feitas com ela estão almôndegas, salame, mortadela, salsicha, sashimi (carne crua) e carne defumada.