Qual é a melhor carne de sol do Brasil?

Perguntado por: mguedes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Carne de sol do Piauí, considerada a “melhor do Brasil”, é destaque na revista Veja.

1) Use qualquer corte de carne para fazer a carne de sol. Você pode usar coxão mole, lagarto, alcatra ou contra-filé, desde que seja de boa qualidade e esteja fresca.

“O grande diferencial da carne de sol de Mirabela é que sabemos que ela tem qualidade e boa procedência. Por se tratar de uma cidade pequena, todo mundo conhece os açougueiros do lugar e sabe que eles são pessoas idôneas”, assegura Valdir Viana.

Quem aprecia o sabor da comida mineira, ao passar por Mirabela, cidade que fica a 64 quilômetros de Montes Claros, não pode deixar de levar para casa a tradicional carne de sol do norte do estado.

Carne Charque

Charque e carne de sol são tradicionalmente fabricados a partir de carne bovina, embora carnes de ovinos e caprinos também sejam adequadas. A carne de porco, rica em ácidos graxos insaturados, não é adequada para a produção de charque, embora possa ser usada na produção de carne de sol.

Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, é um método de conservar alimentos de origem animal salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado, peças de carne, em geral bovina. Apesar do nome, não é exposta aos raios solares.

Alguns dos nomes são: CHARQUE: carne-seca; carne-do-sertão; xergão; tasajo, chalona, charqui, xarque, jabá. CARNE-DE-SOL: carne-de-sertão, carne serenada, carne-de-viagem, carne-de-paçoca, carne-mole, cacina ou carne acacinado. A salga e secagem são as únicas formas de conservação de carne?

Lombo Salgado (Kg)

O charque de hoje é feito com carne bovina, principalmente de vitela ou carne jovem, de cortes menos nobres, como acém ou músculo.

Já o charque é uma carne salgada, mas não tão industrial. Seu uso é parecido com o da carne-seca: você dessalga e usa em preparo de receitas. Já a carne de sol é feita por um processo artesanal e, apesar de ser salgada, ela não é tão desidratada como as outras e dá para comê-la grelhada, que o resultado é macio.

E também mais salgada. A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal. A carne-de-sol, diferentemente do que o nome dá a entender, não é exposta aos raios solares.

Charque ou Carne-de-Sol
Prefira o produto embalado a vácuo (com o plástico bem aderido à carne), pois é mais higiênico. E, se a embalagem estiver violada (aberta), não compre o produto.

No Sul, esse tipo de preparo leva o nome de charque. “O processo é bem parecido com o da carne-de-sol, só que como a incidência solar é menor, a carne ainda vai para o fogão”, conta a chef Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto.

4 dias

A carne de sol não recebe nenhum tipo de tratamento com conservantes. Por ser realizado de forma artesanal, com pouca salga e desidratação parcial, é um produto bastante perecível, com vida de prateleira curta, de cerca de 3 a 4 dias.