Qual costela foi feita Eva?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Há muito simbolismo na forma como Eva foi criada. Deus a fez da costela de Adão, mostrando que ela foi criada igual a ele. Ela não foi feita de um osso em sua cabeça, significando superioridade, ou de um osso de pé, indicando inferioridade.

A palavra Monstera, como é chamada em vários países a nossa Costela de Adão, vem da palavra latina “monstrum”, que significa “monstro ou mistério”. Ela ganhou esse nome pelo seu lindo formato inusitado! Ela é uma planta super recomendada pelo feng shui, acredita-se que ela traga boa sorte, boas noticias e esperança.

Monstera

A Costela de Adão, também conhecida como Monstera, é uma planta trepadeira nativa das florestas tropicais da América Central e América do Sul.

Ir para a notícia: 13 mentiras que você sempre acreditou que fossem verdade... mas não são!

A costela-de-eva ou Monstera adansonii costuma ter as folhas mais compactas que a costela-de-adão, que pode ter folhas enormes. Mas a principal diferença está nas fenestras. As fenestras são as perfurações nas folhas.

A Costela de Eva é uma planta ornamental de porte menor do que a Costela de Adão, outra variação muito conhecida da mesma. Assim, com folhas menores e marcadas pela presença de rasgos que parecem ter sido feitos acidentalmente, constituindo uma aparência muito marcante.

Há muito simbolismo na forma como Eva foi criada. Deus a fez da costela de Adão, mostrando que ela foi criada igual a ele. Ela não foi feita de um osso em sua cabeça, significando superioridade, ou de um osso de pé, indicando inferioridade.

Sabe o porquê os dedos de Deus e Adão não se tocam na famosa obra de MICHELÂNGELO no teto da Capela Sistina ? Na obra o dedo de Deus esta esticado ao máximo, mas o dedo de Adão esta com as últimas falanges contraídas. O sentido da arte é explicar que Deus esta sempre lá, mas a decisão de buscá - lo é do homem.

Temos em nosso DNA a contribuição dos genes de Neandertais, Denisovans, Africanos arcaico, Homo erectus, e possivelmente Homo floresiensis (que ficou conhecido como o “Hobbit”).

É a marca de nossa ligação com o outro, através do arquétipo da grande mãe, que corresponde ao instinto materno”. Quando olhamos para o próprio umbigo, metafórica e empiricamente, enxergamos ali a memória fendida de um vínculo que nos remete a outro alguém.

Existem diferentes tipos de Costela de Adão, sendo que os mais comuns são a Monstera Deliciosa, Monstera Adansonii e Monstera Obliqua. Monstera Deliciosa: é a espécie mais popular e conhecida.

Conheça alguns dos tipos de Costela-de-Adão:

  • Costela-de-Adão: Monstera Dúbia. Monstera Dúbia. ...
  • Monstera Adansonii. Monstera Adansonii. ...
  • Monstera Acuminata. Monstera Acuminata. ...
  • Monstera Deliciosa. Monstera Deliciosa. ...
  • Monstera Mínima. Monstera Mínima. ...
  • Costela-de-Adão Variegata. Costela-de-Adão branca.

A costela-de-adão (Monstera deliciosa) é muito confundida com o guaimbê (Philodendro bipinnatifidum): a diferença mais fácil de ser reconhecida por quem não entende muito de botânica é que a costela-de-adão (à esquerda na foto) tem recortes em forma de furos, enquanto o guaimbê (à direita) tem as bordas rasgadas por ...

O fruto maduro da costela-de-adão é comestível e saboroso, por este motivo seu epíteto específico (a segunda palavra de seu nome científico) é deliciosa. As outras partes da planta contém cristais de oxalato de cálcio, que causam muita irritação na mucosa se mastigadas ou ingeridas.

Planta vascular

Plantas vasculares, também designadas por traqueófitas e por plantas superiores, é um grande agrupamento de plantas constituído pelas plantas terrestres que apresentam tecidos especializados destinados ao transporte dos solutos que alimentam as suas células.

A Costela de Adão apresenta algumas variedades que podem ser menores ou de folhas variegadas. A Inflorescência é um espádice (que se transforma em fruto) geralmente esbranquiçado envolto por uma bráctea branca e perfumada.

Os arcos costais fixam-se na coluna torácica, formando assim o que chamamos na anatomia de caixa torácica. As costelas encontram-se fixadas junto às doze vértebras torácicas, protegendo assim órgãos importantes para o funcionamento do organismo.

Existem doze pares de costelas, todas articuladas com a coluna vertebral. Porém, apenas sete possuem articulação direta com o esterno. Assim, as costelas podem ser divididas em três tipos distintos; costelas verdadeiras (vertebroesternais), costelas falsas (vertebrocondrais) e costelas flutuantes (vertebrais, livres).

Estima-se que cerca de 20-30% das pessoas têm uma ou mais costelas que sobressaem um pouco mais do que as demais.

Costela-de-adão possui fruto comestível
Para sua "monstrinha" ficar mais deliciosa, cultive em ambiente que receba sol apenas metade do dia, em solo úmido e com bastante matéria orgânica.