Qual das representações possui uma escala menor ou seja apresenta menor riqueza de detalhes?

Perguntado por: voliveira . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Um mapa-múndi possui uma escala muito pequena, com uma área grande representada e, com certeza, apresentará menos detalhes do que, por exemplo, um mapa do estado da Bahia, que teria, nesse caso, uma escala grande.

A representação de um mapa regional, como o mapa do Brasil, requer a utilização de uma escala média, como a de 1:25.000.000, que detém certo grau de detalhamento da superfície representada. O numerador presente em uma escala numérica indica a distância que está sendo representada no mapa.

A escala representa o nível de aproximação da visualização do mapa representado, de forma que, quanto maior ela for, menor será a área representada e maior será o nível de detalhamento.

Escalas grandes e pequenas
Isso mesmo, a escala de 1: 5 000 cm em cartografia é a maior sendo considerada uma escala grande, essa escala representa uma área menor do espaço geográfico com maior riqueza de detalhes.

Escala menor
Você já é capaz de construir essa escala. Basta seguir essa sequência dada começando pela nota dó. Fica assim: dó, ré, ré#, fá, sol, sol#, lá#, dó

Uma escala de 2:1 (lê-se dois para um), sendo o numerador igual a 2 a medida do desenho e o denominador 1 a medida real do objeto. Assim, podemos concluir que a cada 2 unidades no desenho equivale a 1 unidade do objeto real. Ou seja, o tamanho do desenho amplia-se duas vezes do tamanho real do objeto reproduzido.

Ex: Escala 1:5 – cada 1 cm do desenho representa 5cm da peça. I Gráfica - É a representação através de um gráfico proporcional à escala utilizada. É utilizada quando for necessário reduzir ou ampliar o desenho por processo fotográfico.

Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.

Um mapa-múndi possui uma escala muito pequena, com uma área grande representada e, com certeza, apresentará menos detalhes do que, por exemplo, um mapa do estado da Bahia, que teria, nesse caso, uma escala grande.

Na escala maior (E=1:50.000) o nível de detalhamento é muito maior (aparecendo inclusive as ruas da cidade), já nas escalas menores a cidade de Cornélio Procópio diminui até se transformar em um pequeno ponto na escala de 1:1.000.000.

Escala pequena é quando estou me afastando do objeto real, por isso que o número vai aumentando. Exemplo: mapa do mundo, mapa da América do Sul e mapa do Brasil. Grande escala é o termo que se usa para se referir a algo grandioso, de grande magnitude.

Existem três tipos de escala: natural, de redução e de ampliação.

A escala nos ajuda a compreender os mapas e entender as medidas entre os territórios representados. Existem dois tipos de escalas cartográficas: numérica e gráfica. A escala numérica expressa o valor em números, enquanto a gráfica utiliza tanto números como uma linha horizontal.

A escala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica. Por exemplo, numa escala 1:100 000, 1 centímetro medido no mapa representa uma distância de 100 000 centímetros ou 1 quilômetro na superfície terrestre.

Assim, quanto menor é a área representada, maior é a escala e maior é, também, o nível de detalhamento do mapa.

Quanto maior for uma escala, menor será a área representada e, em virtude do grau de aproximação do mapa, o nível de detalhamento será maior. Por outro lado, quando a escala for menor, maior será a área representada e, consequentemente, o nível de detalhamento será menor.