Qual é a cobra que os índios têm mais medo?

Perguntado por: opaz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Conhecida pelos indígenas como Mãe D'água ou Mãe do Rio, a Cobra Grande sempre foi muito temida, e suas dimensões foram aumentando na mesma proporção das histórias de terror e medo dos habitantes da região.

A pessoa que levou a picada deve permanecer em repouso, hidratar-se e manter o local do ferimento elevado. O Ministério da Saúde recomenda que a vítima seja levada ao hospital de referência para o tratamento de acidentes ofídicos mais próximo.

LOUVA-A-DEUS

É POR ISSO QUE AS COBRAS TÊM MEDO DOS LOUVA-A-DEUS.

Isso porque 87% dos acidentes com serpentes são causados por jararacas, de acordo com dados do Instituto Butantan. Em seguida vêm as cascavéis (9%), as surucucus (3%) e as corais (1%).

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Os animais picados por cascavel apresentam, principalmente, alterações neurológicas, cegueira, além de inchaço e dor no local da picada.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.

Com o tempo, precisaram desenvolver meios de neutralizar a peçonha, aproveitando o potencial alimentar que as cobras representam. Desta forma, ao longo da sua história evolutiva, os gambás desenvolveram meios de enfrentar o adversário peçonhento, ficando cada vez mais imune às picadas.

Como não possuem veneno, os louva-a-deus contam com as suas pernas anteriores que são raptatórias, ou seja, modificadas como garras, para segurar a presa enquanto é consumida.

mangusto

O mangusto é um mamífero carnívoro conhecido pela sua habilidade de caçar e lutar com animais perigosos, como as serpentes.

3) Algumas cobras correm atrás da gente
Não é verdade. O que ocorre na verdade é um truque utilizado pela serpente.

urutu-cruzeiro

Da onde vem o nome urutu-cruzeiro
Isso se dá porque, além de todo o desenho que se estende ao longo de seu corpo, a serpente possui uma marca branca em fundo preto em cima da cabeça. Esse detalhe tem a forma de uma âncora ou cruz e batiza a cobra com o nome popular de urutu-cruzeiro.

cobra-liga vermelha da Califórnia

A indescritível cobra-liga vermelha da Califórnia é frequentemente descrita como uma das cobras mais bonitas do mundo. A cobra-liga vermelha da Califórnia (Thamnophis sirtalis infernalis) é uma subespécie da cobra-liga comum.

Os gambás nem sentiam e seguiam devorando as serpentes. Para mostrar que esta proteção é natural do gambá, os especialistas fizeram o mesmo teste em filhotes de gambás e de cobras.

O sistema imune do cavalo é estimulado a fabricar uma grande quantidade de anticorpos contra o veneno, que quando são ejetados na pessoa que foi picada, neutraliza o efeito do veneno. Ótima saída da ciência não é?! Ouça o programa para saber mais sobre esse assunto!

Ainda que todas sejam carnívoras, suas presas são diversas, como: aranhas, lacraias, lesmas, sapos, ratos, outras serpentes e diversos outros tipos de presas.

polvo-de-anéis-azuis

O veneno do polvo-de-anéis-azuis pode ser letal, já que paralisa o trato respiratório, mas uma mulher da Austrália sobreviveu após ser atacada duas vezes. No último dia 16, na Austrália, uma mulher foi atacada duas vezes pelo polvo-de-anéis-azuis, simplesmente o animal mais venenoso do mundo.