Qual é a cor de olho mais comum na Europa?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Olhos azuis são mais comuns na Europa Central e do Norte e, em menor grau no Sul da Europa e também nas Américas, eles também são encontrados em parte da África do Norte Ásia Ocidental e Sul da Ásia, em especial as regiões setentrionais.

Espalhados por todo o país, os olhos castanhos-escuros caracterizam quase toda a metade da população portuguesa, mas em particular o sul, como o Alentejo e o Algarve, com uma significativa deficiência no Litoral Norte, Beira Litoral e Entre-Douro-e-Minho.

Olhos castanhos são considerados o tipo mais comum na população mundial, por possuir genes dominantes. A maior parte da população mundial possui olhos castanhos escuros. Porém, pesquisas recentes revelaram que, na verdade, eles são olhos azuis com alta concentração de melanina.

No Brasil, a maioria responderá que tem olho “castanho”. Contudo, mesmo sendo minoria, os diversos tons de verdes e azuis são evidenciados, sendo raro alguém não achá-los realmente bonitos. Existe uma explicação para olhos escuros e claros, cujo segredo está na íris.

Os Países Nórdicos e Escandinávia têm o maior percentual de pessoas com olhos azuis. Vários bebês com olhos claros têm olhos azuis, porém seus olhos escurecem conforme os anos (devido ao aumento da produção de melanina pelo corpo), ou mudam de cor.

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo
Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

A Finlândia possui a maior proporção de loiros no mundo 80% da população do país nórdico europeu é loira, e em termos absolutos os Estados Unidos possui a maior quantidade de loiros com cerca de 168 milhões o que representa 51% da sua população, a grande maioria descendentes de alemães, ingleses e irlandeses.

Em uma pesquisa on-line, o site AllAboutVision.com perguntou aos leitores qual cor de olhos eles consideravam mais atraente. Aqui estão as preferências, de mais de 66.000 respostas: Verde: 20,3% Azul claro: 16,9%

Segundo uma pesquisa realizada em uma Universidade de Copenhague na Dinamarca, pesquisadores descobriram que a cor surgiu através de uma mutação genética do gene OCA2, que ocorreu pela primeira vez a cerca de dez mil anos, na costa noroeste do Mar Negro, talvez isso explique o motivo da concentração de pessoas com ...

Um estudo recente apontou que apenas 2% da população tem olhos verdes.

Japoneses, coreanos e chineses são descendentes de povos que viveram na Sibéria. Japoneses, coreanos e chineses possuem uma camada de gordura embaixo na pálpebra que faz com que esse pedaço de pele se projete para a fora.

Além do preto ser considerado inexistente, olhos de cor castanho escuro e que aparentam negros, são raros. Diante disso, esse privilégio é encontrado em pessoas sul-europeias, asiáticas, africanas, nativas-americanas e árabes. E correspondem a 1% da população. Na verdade, não existe olho com a íris preta.

3 – Olhos de Âmbar
Essa cor ocorre devido a uma maior concentração de um pigmento chamado “liprocomo”. Além disso, a cor rara ocorre com mais frequência na Europa, partes da Ásia e aqui no Brasil.

Ter olho verde é extremamente difícil, uma vez que representa apenas 2% de toda a população global. Em termos de raridade, a cor verde só perde para o cinza, vermelho ou violeta, e para a heterocromia, quando cada olho é de uma cor. Da mesma forma, estima-se que apenas 2% da população tenha cabelo ruivo.

A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza.

Embora seja um fator genético, estudos apontam que é possível mudar a cor dos olhos consumindo alguns alimentos de forma natural.
...
Vegetais que mudam a cor dos olhos

  1. Espinafre. O alto teor de ferro que o espinafre possui ajuda a íris dos nossos olhos ficar mais cristalina. ...
  2. Cebola. ...
  3. Gengibre. ...
  4. Castanhas.
  1. Uso de lentes de contato coloridas. Esta é a técnica mais conhecida e mais utilizada para alterar a cor da íris dos olhos e consiste no uso de lentes de contato artificias que ficam sobre o olho, alterando a cor que está por baixo. ...
  2. Cirurgia de implante de íris. ...
  3. Uso de maquiagem para melhorar a cor dos olhos.

O olho verde representa a cor de olho mais rara dentro da população mundial, entre os tons mais comuns. Isso porque somente 2% das pessoas possuem esse tom na íris, sendo a maioria (16%) de ascendência celta ou germânica.

Âmbar, ocre ou mel
Também conhecidos como “olhos de lobo”. Faz parte da tonalidade fenótipa de cores. Possuem esta cor devido a maior concentração de liprocomo. A tonalidade é próxima do laranja-amarelado, diferente dos olhos avelãs, que são castanho-esverdeados.