Qual é a cor normal do céu da boca?

Perguntado por: esalgueiro7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Já o palato mole fica ao fundo da boca. A coloração normal do céu da boca é rosa claro. Já o palato mole tende a ser mais avermelhado, em tom semelhante à gengiva.

Quem tem o hábito de morder as bochechas também pode notar elas esbranquiçadas. Mas e quando é o céu da boca que está branco? Nesse caso, se o problema persistir, o ideal é procurar um dentista ou um médico.

Em uma boca saudável, as mucosas devem ser rosadas, nem muito claras nem muito escuras. Não deve haver sangramentos nem inchaços na gengiva.

Caso você tenha uma ferida no céu da boca que ainda não cicatrizou duas semanas após o aparecimento, você precisa consultar o dentista o mais rápido possível para uma avaliação. Caso as feridas não cicatrizem em até 10 dias, busque um profissional dentista, que indicará o melhor tratamento!

De maneira geral, pode ser resultado de má higiene bucal, pois os alimentos e as bactérias se acumulam nas papilas da língua. Se as papilas ficarem maiores, as bactérias presentes na boca podem gerar pigmentos coloridos.

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;

Próteses dentárias
O atrito das próteses, principalmente dentaduras, acabam interferindo na estrutura bucal e causando modificações na parte de cima. Por isso, podem deixar o céu da boca roxo devido à irritação da pele.

As possíveis causas do céu da boca roxo
Contudo, algumas possibilidades para o céu da boca roxo são infecções, que podem acontecer até mesmo por causa de fungos, e até queimaduras. Em caso de sexo oral com homens, também costuma haver uma mancha avermelhada ou arroxeada no fundo do céu da boca.

Alterações na língua, mau hálito, sangramento da gengiva e feridas são alguns dos problemas na boca que servem de alerta para a saúde. Eles podem revelar doenças graves, mas que ainda não se manifestaram em sua totalidade.

A leucoplasia pode ser descrita como manchas brancas que aparecem nos tecidos da cavidade bucal. Elas aparecem geralmente na gengiva, na língua, parte interna das bochechas ou no palato. A leucoplasia benigna pode ser causada por conta de maus hábitos como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.

Rosado: indica uma condição saudável, onde a língua aparente uma cor mais viva e sem detritos na superfície. Vermelho: a cor vermelha, ou manchas vermelhas, podem indicar algum tipo de infecção ou desnutrição, especialmente anemia de vitamina B12 e B6 causada por má absorção ou ingestão insuficiente de alimentos.

Em relação aos aspectos físicos, em uma boca saudável as mucosas devem ser rosadas, nem muito claras e nem muito escuras, os dentes devem ser claros e fortes e a gengiva não deve sangrar.

Os exemplos de mudanças de cor na boca incluem os seguintes: A boca pode apresentar zonas azuis escuras ou pretas devido à massa de uma obturação, ou a grafite, como consequência de uma queda com um lápis na boca, ou devido a uma verruga.

O que podem ser as feridas no céu da boca?

  • Aftas. As aftas são machucados arredondados que se apresentam na coloração amarelada ou branca com bordas vermelhas. ...
  • Candidíase oral. ...
  • Câncer bucal. ...
  • Herpes. ...
  • Mantenha uma alimentação saudável. ...
  • Faça a boa higiene bucal.

Isso pode pode ser um caso de infecção por fungo, como a candidíase, ou até mesmo o início de um problema mais sério, como câncer. O profissional vai te fazer perguntas, entender seu histórico familiar e, claro, examinar o local para fazer um diagnóstico e prescrever a melhor solução.

Para aliviar o desconforto nesse meio tempo, coma alimentos mais moles e ingira bebidas frias. Mas se a dor for intensa, o(a) dentista pode recomendar o uso de um enxaguante bucal para aliviar o desconforto e ajudar na cicatrização mais rápida.

A causa pode ser um problema funcional nas glândulas salivares ou o uso de medicamentos que inibem a boa lubrificação. Algum componente da pasta de dente e/ou enxaguante também pode deixar a boca áspera”, explica a profissional.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.