Qual é a diferença entre a paisagem natural e paisagem modificada?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 7 votos

A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.

A paisagem natural e a paisagem modificada podem ser classificadas de duas maneiras: Paisagem estática: Como o nome já diz, uma paisagem estática é relacionada a algo imóvel. Um exemplo de paisagem natural estática é uma montanha, já uma casa é uma paisagem estática modificada.

a) espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto que na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.

A criação das cidades é um grande exemplo de paisagem modificada. Os principais símbolos de uma paisagem cultural são as construções civis, como casas, edifícios, pontes e estradas.

Paisagem natural é sinônimo de natureza. Esse tipo de paisagem não sofre modificação antrópica, ou seja, através da intervenção humana. Ela sofre modificações através da ação dos agentes naturais, como a variação de temperatura, as chuvas e ventos, por exemplo.

A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.

Alguns exemplos de paisagens naturais incluem geleiras, desertos, florestas, savanas, o fundo do mar, pântanos e outros.

Conteúdo deste artigo

  • Paisagem natural e paisagem cultural.
  • Paisagem natural.
  • Paisagem cultural.
  • Nem natural, nem cultural.
  • Paisagem dinâmica.
  • Paisagem estática.

Elementos naturais são aqueles que não são resultados da ação humana, como os rios e montanhas. Já os elementos culturais são aqueles produzidos pela sociedade, como escolas, prédios e ruas.

As paisagens naturais são aquelas onde há predominância de elementos naturais (parques naturais, praias desertas, por exemplo); já as paisagens humanas são aquelas onde há a predominância da atuação humana, ou seja, de elementos construídos pelo homem (cidades, por exemplo).

A paisagem geográfica é composta por três grandes classificações: natural, cultural ou humanizada.

O ambiente natural vem sendo transformado em um ambiente modificado pela ação humana. O ambiente físico, formado pelo relevo, pela vegetação, pelos solos e condições climáticas, é o que normalmente concebe-se como meio ambiente.

A expressão Natureza (do latim: natura, naturam, naturea ou naturae) aplica-se a tudo aquilo que tem como característica fundamental o facto de ser natural: ou seja, envolve todo o ambiente existente que não teve intervenção antrópica.

Na busca por um maior conforto, progresso ou simples vantagem econômica, o ser humano acaba por realocar os recursos naturais, mudando as configurações do ambiente em que vive.

As mudanças que ocorrem na paisagem, assim como os impactos ambientais, são provocadas tanto por fatores naturais quanto sociais, estes com resultados mais imediatos e aqueles com resultados a longo prazo – com raras exceções, a exemplo dos deslizamentos de encostas.

Os elementos naturais numa paisagem são, por exemplo: as árvores (e outros tipos de plantas que não foram cultivadas pelas pessoas), os rios, o solo, os morros, o mar.

Quando uma determinada área é formada apenas pelos elementos da natureza, falamos de uma paisagem natural, mas quando ela apresenta alguma intervenção humana, então falamos de paisagem cultural, também chamada de “paisagem humanizada” ou de “paisagem geográfica”.

Uma paisagem natural, assim, só abrange o que é de natural do ambiente, como montanhas, florestas e mares. Tudo aquilo que não se relacionar à naturalidade do ambiente deixa de caracterizar a paisagem natural. Por outro lado, as paisagens humanizadas sofrem as interferências do homem em sua composição.

Os elementos modificados são aqueles que sofreram interferência humana, principalmente que foram construídos pelos homens, como as casas, rodoviais, plantações de monocultura.