Qual é a diferença entre fluminense e carioca?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, em 1975, o então estado da Guanabara passou a integrar o atual estado do Rio de Janeiro. Oficialmente, optou-se por "fluminense" como gentílico oficial do novo estado, reduzindo-se o gentílico "carioca" a gentílico municipal.

Fluminense é o adjetivo pátrio usado para definir o cidadão nascido estado do Rio de Janeiro; já carioca indica quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Deste modo, eu sou fluminense e carioca; meus primos nascidos em Petrópolis são fluminenses e petropolitanos.

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural). É por isso que água de rio é água fluvial.

Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas. Para ficar bem claro: CARIOCA é quem nasce na CIDADE do Rio de Janeiro (antigo Estado da Guanabara);

Carioca da gema é a expressão dada para aquele que nasce e mora no Rio de Janeiro. Mas para ser carioca, não é necessário ter nascido na cidade. Existem pessoas que vêm de fora para morar ou trabalhar, mas que acabam criando raízes na cidade e vínculos com a identidade carioca.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Cano faz o “L” em homenagem ao filho Lorenzo, a letra inicial do nome do pequeno. Apelidado de 'LoLo', é comum encontrar o primogênito do argentino entre as arquibancadas do Maracanã em dias de jogos do Fluminense na torcida por seu pai.

Quem nunca ouviu algo como “é carioca, mas não conhece nada do Rio de Janeiro”? Bem, quem nasce em Angra dos Reis é angrense. Tudo bem que a Ilha Grande não se localize na cidade do Rio, e nem em Nova Iguaçu, mas o olhar estrangeiro de hoje vai além de você que é fluminense.

A característica mais famosa do sotaque carioca é, sem dúvidas, o “s” que soa como um “x”, ganhando maior força e extensão. A letra “r” também é pronunciada de maneira diferente, mais forte e seco.

O que é Gonçalense:
Aquele que nasceu na cidade de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Também conhecido como papa goiaba. Gosta de dizer que mora em Niterói.

Samango. Alcunha dada ao policial militar em gíria carioca dos anos 50 e 60.

Os belford-roxenses pertencem linguística e culturalmente à família dos cariocas, grupo ao qual pertence mais de 70% da população do moderno Estado do Rio de Janeiro.

A explicação vem de 1808, quando a corte portuguesa mudou-se para o Brasil, especificamente na cidade carioca. Os integrantes da realeza imitavam o “R” falado pelos franceses, referência cultural e intelectual europeia naquela época. Em pouco tempo, a elite local também passou a copiar esse jeito de falar.

Quem nasce em Petrópolis e carioca? Fluminenseé o adjetivo pátrio usado para definir o cidadão nascido estado do Rio de Janeiro; já carioca indica quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Deste modo, eu sou fluminense e carioca; meus primos nascidos em Petrópolis são fluminenses e petropolitanos.

A letra R, que é forte no dialeto carioca, é proveniente da característica da fala francesa, que possui o “r” como forte sílaba na fala.

No conceito popular, "carioca da gema" é qualquer pessoa nascida e criada na cidade do Rio de Janeiro. Mas na verdade, a expressão "da gema" se refere ao fato do indivíduo ser filho de pais cariocas, ou seja, ser carioca antes mesmo de nascer. O "carioca da clara" é o carioca que tem pais nascidos em outros lugares.

Os Cariocas são internacionalmente conhecidos por seus corpos bronzeados, sua alegria e espírito festivo, sua simpatia e por seu jeito descontraído de ver e viver a vida. Os cariocas foram eternizados nas canções da bossa nova de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

O indivíduo que nasce na capital do Rio de Janeiro é chamado de carioca, mas quem nasce no estado do Rio de Janeiro, sem ser da capital, é chamado de fluminense.

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro.