Qual é a diferença entre lote e terreno?

Perguntado por: erebelo6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O LOTE é a parte fracionada de um terreno inteiro, em condições de ser aproveitada, de imediato, para fins urbanos. Já o terreno sendo um pedaço de terra, pode ser vendido por inteiro ou em partes fracionadas, que são os lotes.

Segundo lei federal, um terreno pode ser dividido em lotes com área mínima de 125 metros quadrados. Ao todo, o loteamento deve reservar 5% da área para obras públicas, 20% para espaços de lazer e 10% para uso dos sistemas viários.

Terrenos são um pedaço de terra, urbano ou rural, reservado para construção de imóveis. Esse espaço pode ser vendido por inteiro ou dividido em várias partes, como em condomínios residenciais. E então, esses trechos de terra, que costumam ser do mesmo tamanho, são chamados de lotes.

125 m²

A lei define, ainda, uma área mínima para o lote, 125 m², e uma testada mínima (dimensão da frente) de 5 (cinco) metros, salvo situações em que o loteamento é destinado a urbanização específica (ações de regularização fundiária e urbanização) ou edificações de conjuntos habitacionais de interesse social.

Para saber quem é o dono de um imóvel, basta ir ao cartório de registro de imóveis responsável pela localidade do imóvel e solicitar uma certidão de matrícula.

Para calcular o metro quadrado de um terreno, nestes casos, é bem simples: basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados. Fácil, não é? Assim fica mais tranquilo entender como calcular o metro quadrado.

Total de um item particular que é encomendado de uma planta ou de um fornecedor.

Lote é o número de unidades de uma moeda. Um lote padrão equivale a 100.000 unidades da moeda base/moeda da sua conta. Ou seja, se você quer negociar EUR/USD, você precisará de $100.000. Há outros dois tamanhos de lote conhecidos: o lote mini (igual a 10.000 unidades) e o lote micro (1.000 unidades).

Basta multiplicar seus lados Exemplo terreno 5x25 Tem 125 metros.

100.000 unidades

Lote é um valor medido em unidades de uma moeda. Para saber o tamanho do lote, deve-se levar em conta que um lote padrão equivale a 100.000 unidades da moeda de base (ou da moeda da conta). Além do lote padrão, há dois outros tipos: lote mini e lote micro.

Exemplo : Terreno com 10 metros de frente com 50 metros de lateral resultado 10x50 = 500 m2 metros quadrados.

Existem três tipos de terreno: plano, em aclive e em declive. A legislação permite que áreas loteadas ocupem terrenos com até 30% de declividade, salvo restrições específicas de outros municípios. Os terrenos planos proporcionam projetos mais livres, que podem ser economicamente mais atraentes.

O que é preciso saber antes de comprar um terreno?

  1. Certidão Negativa de Débitos;
  2. documentos do vendedor;
  3. histórico do terreno;
  4. parcelas do IPTU;
  5. Certidão de Propriedade do Imóvel;
  6. matrícula do imóvel no Cartório de Registros de Imóveis.

O investidor deve obter uma licença ambiental e aprovação municipal para proceder com o projeto e fazer registro no Cartório de Registro de Imóveis. Estes são os procedimentos básicos a serem cumpridos, mas vale ressaltar que dependendo do porte e da complexidade do empreendimento podem ocorrer exigências adicionais.

Ha riscos sim, O lote deverá ser regularizado antes da venda.

10 x 30 = 300 metros quadrados
Neste caso apenas as laterais tem a mesma medida, enquanto que a frente e o fundo têm medidas desproporcionais.

Ainda dentro da gestão documental para saber se um lote está legalizado, é preciso buscar a certidão de ônus no cartório. Ou seja, aquele documento que mostra os eventuais débitos daquele lote ou do seu proprietário. Ele apresenta detalhes sobre eventuais ônus, gravames ou restrições que possam existir sobre o lote.

Através do cartório de registro de imóveis.

Mas afinal, quem devo procurar para saber se tem um imóvel em meu nome? Embora pareça não ser uma tarefa fácil, é possível saber se existe alguma casa, apartamento ou terreno registrado em seu nome. Para isso, é preciso emitir uma certidão negativa de propriedade imobiliária em um cartório de registro de imóveis.

10x20= 200 Então o terreno tem 200 metros quadrados.

Com 53 metros quadrados de área construída, é perfeita para terrenos de 8 metros de frente com 20 metros de fundo, podendo ser realizadas alterações para terrenos maiores.