Qual é a droga mais usada no mundo?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

A cannabis é a droga mais consumida no mundo, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2022, apresentado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas ( UNODC). Em 2020 mais de 4% da população mundial de 15 a 64 anos (209 milhões de pessoas) havia usado cannabis no último ano.

Quais são as 5 drogas mais usadas no mundo hoje em dia?

  • Maconha: 192 milhões de usuários.
  • Opioides: 58 milhões de usuários.
  • Anfetaminas e estimulantes: 27 milhões de usuários.
  • Ecstasy: 21 milhões de usuários.
  • Cocaína: 19 milhões de usuários.

NOVA YORK - Há um “claro consenso da ciência de que a maconha é muito menos prejudicial para a saúde humana que a maioria das outras drogas proibidas e é menos perigosa do que substâncias altamente viciantes, mas perfeitamente legais, como álcool e tabaco”.

Metanfetamina supera cocaína como droga mais popular nos Estados Unidos. O consumo de metanfetamina nos EUA acaba de superar o consumo de cocaína, de acordo com uma pesquisa realizada pela National Association of Counties (NACO), que foi divulgada esta semana.

Láudano. Descoberto no século XVI d.C. na Suíça, o láudano é uma das primeiras drogas feitas pelo homem. Em outras palavras, a substância foi sintetizada em laboratório e contém quase todos os alcaloides do ópio, como a morfina e codeína.

A cocaína, um alcaloide da planta de coca (Erythroxylon coca), isolada em 1859 pelo químico alemão Albert Niemann, foi comercializada como medicamento nos Estados Unidos em 1882.

O crack, a cocaína e a heroína são, pelo menos para os leigos, as drogas mais pesadas. Juntamente com a maconha, todas três tem em comum entre si e com as drogas sintéticas, como o LSD e o Ecstasy, o fato de serem ilegais.

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

A droga que emagrece mais rápido é chamada de droga estimulante, caracterizada por acelerar as atividades nervosas. Com isso, o metabolismo do sujeito fica muito mais acelerado levando-o a comer menos. As drogas estimulantes podem ser de variados tipos. Podem ser vegetais, sintetizados ou produzidos em laboratórios.

Esses dados indicam que a cannabis é menos viciante que outras substâncias de uso frequente, como a nicotina, que tem uma taxa de dependência de 32%, a heroína, com 23%, a cocaína, com 17% e o álcool, com 15%.

Pegamos uma quantidade de , a mesma quantidade de bicarbonato de sódio e água. Esses foram os ingredientes. Para o preparo, só precisamos de uma colher, onde colocamos os ingredientes em cima. Pegamos o isqueiro, botamos embaixo da colher e deixamos até borbulhar.

O 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira indica não haver uma epidemia de drogas ilícitas no país e aponta o álcool como a substância de maior uso entre os brasileiros.

Skank (também conhecida como supermaconha e skunk) é uma droga mais potente que a maconha, ambas são retiradas da espécie Cannabis sativa e, por esse motivo, possuem em suas composições o mesmo princípio ativo - THC (Tetra-hidro-canabinol).

O gás hilariante está na moda e preocupa autoridades. Há quem lhe chame droga do riso, das gargalhadas ou gás hilariante. O óxido nitroso não será muito usado para fins recreativos em Portugal, mas o seu consumo tem vindo a aumentar entre os jovens de países como Inglaterra, Espanha e China.

O ecstasy, também conhecido como MDMA, traz o sentimento de euforia e faz tudo parecer melhor, mas a lista de sensações positivas termina por aí. A droga causa desidratação e eleva a temperatura do corpo.

Depressoras ou sedativas
Afetam o cérebro (sistema Nervoso Central) fazendo com que funcione de forma mais lenta, pois dificultam o processamento das mensagens que chegam ao cérebro. Essas drogas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual.

A droga mais usada é a metanfetamina, por cerca de 1.35 milhões. As apreensões nessa fronteira cresceram 17,6% no último ano, sendo que as de metanfetamina foram quatro vezes maiores e as de ketamina 35 vezes mais9.

A lista é liderada pelos Estados Unidos, com 4 milhões de consumidores no último ano, seguido por Brasil (2,8 milhões), os demais países sul-americanos (2,4 milhões), Reino Unido (1,1 milhões), Espanha (0,8 milhões) e Canadá (0,5 milhões), segundo dados citados no estudo.

Embora o consumo seja mundial, o maior mercado consumidor é os Estados Unidos seguido da Europa. Os maiores produtores do mundo são o Afeganistão (ópio), o Peru e a Colômbia (cocaína).

Uma característica predominante no usuário da merla é a presença do cheiro forte de querosene, éter e outras substâncias, que o corpo exala na eliminação (pela transpiração intensa). Isto acontece devido aos produtos químicos adicionados durante a preparação da droga.

As drogas são utilizadas pelo homem há séculos. Inicialmente, eram retiradas da natureza – as folhas secas eram o principal recurso no tratamento de doenças. Atualmente, muitas dessas drogas são sintetizadas em laboratórios, e muitas são usadas de forma recreativa.