Qual rede social mais usada 2022?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O Facebook – da Meta – é a rede social mais popular do mundo, com nada menos que 2,9 bilhões de usuários ativos mensais. De fato, o número combinado de usuários de produtos Meta (Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp) no primeiro trimestre de 2022 foi de 3,64 bilhões.

Koo tem um formato parecido com o Twitter. O usuário pode publicar frases que aparecem no 'feed', parecido com a timeline. Também tem os assuntos em alta. O usuário pode comentar publicações de amigos e outros criadores de conteúdo.

Hoje o TikTok é mais popular do que qualquer outra plataforma de mídias sociais na lojas de aplicativos, com a expectativa de alcançar 1,5 bilhão de usuários ativos por mês em 2022 (em inglês). Para quem lembra do Vine ou do Musical.ly, o TikTok é uma mistura dos dois.

O engajamento maior no Instagram indica que as pessoas estão muito mais abertas a interagir e participar de conversas com marcas no Instagram do que no Facebook, onde o engajamento orgânico atual já não é tão intenso como no passado. “O Instagram ultrapassar o Facebook entre as maiores marcas não foi uma surpresa.

O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. O TikTok já superou Instagram e Facebook na faixa até 14 anos; já entre adolescentes dos 15 aos 17 anos, o Instagram ainda fica bem à frente do TikTok (52%, ante 21%).

O BeReal é uma nova rede social parecida com o Instagram, lançada em 2020, que alcançou popularidade no início de 2022 e segue uma premissa bastante interessante, e capaz de levantar discussões importantes, a autenticidade das pessoas no conteúdo postado.

TikTok. Fundada em 2016, a TikTok já conta com mais de 1,5 bilhões de usuários ativos mensalmente. Com o lema “faça seu dia”, a rede social tem como foco o compartilhamento de vídeos criados por pessoas comuns. Para se ter uma ideia do potencial do aplicativo, ele foi mais baixado que o Instagram e o Facebook em 2018.

Uma pesquisa do Pew Research Center mostra que as redes sociais mais utilizadas pelos americanos entre janeiro e fevereiro de 2021 são YouTube (81%) e Facebook (69%).

Com a chegada de Elon Musk ao Twitter, diversas outras redes sociais começaram a ganhar popularidade, um dos exemplos é o Mastodon. A plataforma ganhou fama por se parecer muito com a rede do passarinho azul e chegou a 2,5 milhões de usuários recentemente.

2- Instagram
Mas, mesmo assim, pode ser considerada a rede social queridinha do momento. É a que cresce mais rápido ano após anos e, grande parte dos usuários é categórica ao escolher a plataforma como a sua preferida. Por isso, o Instagram pode ser a saída para que o seu negócio alcance um novo nicho de mercado.

1. Mastodon. Mastodon foi a rede social que mais cresceu quando Elon Musk iniciou o processo de compra do Twitter, em abril de 2022. Após uma rápida estagnação, voltou a apresentar novo crescimento quando se iniciaram as demissões no Passarinho Azul.

O Ello foi criado por um grupo de designers e artistas “conhecidos” que buscavam um espaço simples, belo e sem propagandas para dividir suas criações com o mundo e conversar com os amigos.

As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2022

  1. WhatsApp. O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado. ...
  2. YouTube. ...
  3. Instagram. ...
  4. 4. Facebook. ...
  5. TikTok. ...
  6. 6. Facebook Messenger.

O Facebook conta com 130 milhões de usuários, liderando o ranking de preferência dos brasileiros. Esses números são fortes indícios de que o seu cliente ideal pode estar presente nessa rede, aumentando as chances de venda.

O Instagram é considerado a melhor plataforma de mídia social para engajamento ou sua capacidade como marca de se conectar com seus seguidores. É visual, simples e está atraindo as gerações mais jovens mais do que outras plataformas de mídia social. O Instagram pode ir além do visual.

Já o Instagram é uma rede que maior apelo visual, é mais indicada para negócios que possam explorar esse recurso como moda e culinária, podendo se entender para outros segmentos. Possui um público mais jovem que utilizam a rede com entretenimento e descobertas de pessoas, marcas e empresas.

Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançada na terça-feira (16) revelou que 78% dos usuários de internet entre 9 e 17 anos acessaram algum tipo de rede social em 2021. Em 2019, esse índice era de 68%. No ano passado, a plataforma mais utilizada foi o TikTok, por 34% do grupo.

"Por outro lado, quando as mídias sociais são utilizadas como forma de receber feedback, apoio de amigos, esse uso tem efeitos positivos sobre a autoestima", reforça Cristina. Outro ponto é a possibilidade de ter suporte ou apoio social online e maior facilidade para expressar-se por meio das redes sociais.