Qual é a função do trabalho na sociedade?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O trabalho atua como meio de subsistência, de acesso à propriedade, e cumpre um conjunto de funções sociais. A história do Direito do Trabalho foi dividida em quatro períodos, aos quais denominaram formação, intensificação, consolidação e autonomia.

Por meio do trabalho, um dos fatores mais importantes da existência humana, o homem se relaciona com a sociedade, com a prática social e consigo mesmo. Nesse aspecto, pode-se afirmar que é pelo trabalho que o homem se faz homem, constrói a sociedade, transforma-a e faz a história.

No domínio individual, o trabalho é um elemento central para a formação de identidade e da saúde mental do homem comum. No domínio político, o trabalho desempenha um papel estratégico na sociedade atual e, no domínio do conhecimento, do trabalho possibilita a produção de novas tecnologias.

Desenvolver competências importantes, através das experiências de autonomia e colaboração.

O trabalho transforma as pessoas, desenvolve habilidades, ensina sobre nossas forças e limitações, auxilia a nos relacionarmos melhor com outras pessoas e, principalmente, altera a visão que temos do mundo e de nós mesmos.

Na sociedade grega, berço da civilização ocidental, o trabalho era visto em função do produto, e este, por sua vez, em função de sua utilidade ou capacidade de satisfazer à necessidade humana. O que contava era o valor de uso e não o valor de troca, isto é, o valor de uma mercadoria em relação às outras.

A divisão social do trabalho é uma das marcas impostas pelo sistema capitalista aos modos de produção da sociedade moderna. Ela consiste na fragmentação do processo produtivo, que dá origem a diferentes níveis de especialização. Com isso, o trabalhador passar a desenvolver tarefas específicas dentro do meio produtivo.

O trabalho é fundamentalmente social. Seja você alguém que gosta de conviver com outras pessoas em eventos sociais ou um introvertido convicto, é preciso algum nível de conexão com os outros para ser feliz e saudável. Aspectos do trabalho que o ligam a outras pessoas podem ajudá-lo a conseguir isso.

O labor é considerado como um direito fundamental e inerente à dignidade da pessoa humana, sendo direito estabelecido pela Constituição Federal e por esta tratado como primazia. O homem deve ser visto como parceiro do processo produtivo e não pode ser admitida uma visão de trabalho banalizada ou desprezada.

Com efeito, a partir do trabalho o ser humano torna-se capaz de desenvolver as suas formas de pensar, sentir, e agir, consolidadas na apropriação daquilo que foi produzido no decurso de seu desenvolvimento enquanto gênero humano.

Uma previsão diferente, menos paranoica e não mutuamente exclusiva da anterior, afirma que o futuro será uma terra de ninguém de outro tipo, um lugar caracterizado pela ausência de propósito. Sem empregos para dar sentido às suas vidas, as pessoas simplesmente ficariam preguiçosas e deprimidas.

Tipos de trabalho: formal, informal, autônomo, liberal.

Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos com o objetivo de atingir uma meta. Pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, na história, etc.

O trabalho pode fornecer uma identidade e um senso de propósito para as pessoas, dando-lhes um papel definido na sociedade e um senso de contribuição para algo maior. Assim, ele pode ser uma parte importante da identidade de uma pessoa, ajudando-a a definir-se e a relacionar-se com os outros.

No mercado de trabalho, ser protagonista significa tomar as próprias decisões e assumir a responsabilidade pela sua vida profissional. Quando uma pessoa tem esse valor, ela não permite que o seu destino fique nas mãos da empresa, logo tem comprometimento com entregas e autoconfiança.

O trabalho é a atividade por meio da qual o ser humano produz sua própria existência. Essa afirmação condiz com a definição dada por Karl Marx quanto ao que seria o trabalho. A ideia não é que o ser humano exista em função do trabalho, mas é por meio dele que produz os meios para manter-se vivo.