Qual é a grande diferença entre o coração dos peixes e os répteis e anfíbios?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

O coração dos anfíbios, diferentemente dos peixes, apresenta dois átrios separados e apenas um ventrículo, sendo formado, portanto, por três câmaras.

Répteis: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos), no entanto, em algumas espécies, o ventrículo é parcialmente dividido; Aves: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos); Mamíferos: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos).

Os peixes são animais aquáticos que possuem um coração relativamente primitivo, que é composto por duas câmaras dispostas em série: um átrio e um ventrículo. O sangue que passa pelo coração dos peixes é rico em gás carbônico e é bombeado pelo coração até as brânquias para que ocorram as trocas gasosas.

O coração dos anfíbios, diferentemente dos peixes, apresenta dois átrios separados e apenas um ventrículo, sendo formado, portanto, por três câmaras.

Em anfíbios, o coração apresenta dois átrios e um ventrículo, assim como em répteis, com exceção dos crocodilianos, onde há um septo interventricular. Em animais homeotérmicos, aves e mamíferos, o coração é completamente dividido em átrios e ventrículos direito e esquerdo, com dupla circulação.

Sim, o maior coração do mundo pertence à baleia-azul (Balaenoptera musculus)!

Nosso coração é comparado com o tamanho de um punho, o peixe não pode. Mas, como sabemos a partir de aulas de biologia no coração de peixes pequenos do tamanho de alguns centímetros. E aqui nas principais representantes do corpo mundo subaquático pode chegar a até vinte ou trinta centímetros.

Peixes: A circulação dos peixes é fechada e simples.
O sangue não oxigenado passa pelo coração, segue para as brânquias para ser oxigenado e é levado para o corpo. Como o sangue segue apenas um sentido, não há mistura entre sangue venoso e arterial.

Apresenta 2 cavidades: um átrio e um ventrículo. A circulação é fechada, simples e completa. Palavras-chave: artérias, veias, aorta, sangue venoso, sangue arterial.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

No que diz respeito ao coração dos anfíbios, ele é dividido em três cavidades:dois átrios e dois ventrículos.

Isso acontece porque os peixes não possuem estrutura cerebral, nem terminações nervosas suficientes que permitam vivenciar sensações de dor. Ainda de acordo com o estudo, quando o animal se debate após ser fisgado, ele esta apenas reagindo de maneira inconsciente e não sofrendo.

O coração dos peixes é o mais simples de todos os vertebrados. Ele possui apenas duas câmeras: um átrio e um ventrículo.

No coração dos peixes, composto por duas cavidades (uma aurícula e um ventrículo), circula apenas sangue venoso. O sangue venoso, proveniente de todo corpo, entra na aurícula, através do seio venoso.

A maioria dos répteis possui duas aurículas e um ventrículo incompletamente separados, ocorrendo a mistura de sangue arterial com venoso, exceto os crocodilianos, que possuem uma separação ventricular denominada 'forâmen de Panizza, possuem dois átrios e dois ventrículos.

O coração dos répteis crocodilianos apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos (como o das aves e dos mamíferos).

A respiração dos répteis é pulmonar, mesmo naquelas espécies que vivem no ambiente aquático, como as tartarugas marinhas. Apresentam rins como órgãos responsáveis pela excreção, e o principal produto da excreção nitrogenada é o ácido úrico.

De fato, o sangue da maioria dos mamíferos, peixes, répteis, anfíbios e aves é vermelho por causa da hemoglobina, cuja composição é feita de hemoproteínas, ou moléculas contendo ferro que se fundem com oxigênio.

Os anfíbios, como é o caso do sapo, possuem uma circulação incompleta e um coração de três cavidades que permite a mistura do sangue arterial com o venoso, já os humanos, que são mamíferos, possuem corações com 4 cavidades e com circulação completa e fechada.