Qual é a idade da crise da Meia-idade?

Perguntado por: osales . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

60 anos de idade

A crise da meia idade é algo que pode afetar homens entre 40 a 60 anos de idade. Isso tem se tornado cada vez mais frequente e pode trazer uma série de problemas para a vida da pessoa, comprometendo até mesmo sua saúde.

59 anos

Toda pessoa com mais de 60 anos é um idoso, segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). A agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) ainda classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade, de 45 a 59 anos; idoso, de 60 a 74; ancião, de 75 a 90; e velhice extrema, acima de 90 anos.

A crise dos 30 é um período em que a pessoa começa a refletir sobre sua trajetória de vida, questiona suas escolhas e o rumo que sua vida está tomando. Assim, quem passa por essa crise, se sente confuso e incomodado com algo que não sabe exatamente o que.

A crise da meia-idade pode surgir por várias causas: síndrome do ninho vazio, a morte de alguma pessoa, grandes mudanças na vida, entre outros. Além disso, durante esse tempo, também podem surgir sintomas de depressão e ansiedade, que são sinais de alerta para a saúde mental.

Idade: Meia-idade começa aos 35 e termina aos 58, diz estudo
Conforme os autores do estudo, os 23 anos entre as duas etapas da vida equivalem ao que os especialistas chamam de meia-idade.

A crise de meia-idade é um sentimento de impotência, desespero e ansiedade que costuma acometer principalmente homens entre os 40 e 60 anos de idade.

O Projeto de Lei 5383/19 altera a legislação vigente para que as pessoas sejam consideradas idosas a partir dos 65 anos de idade, e não mais 60.

O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.

Chegando aos 28 anos, estamos desenvolvendo mais o pensamento racional, então cada decisão passa a ser muito mais pesada e medida do que apenas sentida. Muitas pessoas dizem que “agora a juventude acabou” e buscam situações mais estáveis na vida.

Episódios frequentes de ansiedade, preocupações excessivas com o futuro, angústia e até falta de esperança aparecem nesses momentos. Mesmo assim, essas crises não significam uma doença.

A produção de hormônios é desacelerada, o sistema reprodutor também envelhece, há perda de massa muscular e densidade óssea. Além disso, após os 50 anos, o organismo fica mais suscetível a certos tipos de doenças, o que pode prejudicar a qualidade de vida.

Confira quais são elas!

  1. Assuma a responsabilidade de salvar o casamento. ...
  2. Não questione suas escolhas do passado. ...
  3. Não foque nos problemas do relacionamento. ...
  4. Não use a separação para unir o casal novamente. ...
  5. Não fale sobre a crise no casamento com outras pessoas.

A crise da meia idade aparece entre os 40 e os 50 anos e dura pelo menos um ano e pode durar vários anos. Como foi mencionado anteriormente, é comum que as mulheres apresentem progressivamente, mesmo em uma idade mais precoce, e nos homens de forma mais radical.

Dicas Poderosas Para Superar a Crise da Meia Idade

  1. 1 – Reconhecer o Momento Pelo Qual Está Passando. O primeiro passo para resolver qualquer questão é reconhecê-la e entendê-la. ...
  2. 2 – Procure Apoio. ...
  3. 3 – Descobrir o Lado Positivo da Situação. ...
  4. 4 – Cuide da Sua Saúde e Bem-estar. ...
  5. 5 – Faça Coisas Que Te Deixam Feliz.

O termo “crise existencial” se refere ao descontentamento que surge devido à insatisfação ou à confusão com a própria identidade e sentido da vida. Também pode ser chamada de “ansiedade existencial” já que incita a pessoa em crise a se preocupar excessivamente com seu futuro e propósito de vida.

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.