Qual é a importância dos meios de comunicação na indústria cultural?

Perguntado por: aribeiro3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

É vital a importância dos meios de comunicação na indústria cultural, visto que eles são os transmissores e grande divulgadores dos padrões que a indústria visa empurrar goela abaixo para a sociedade. Hollywood é um exemplo da indústria cultural.

Os meios de comunicação desempenham um papel fundamental para a constituição dessa estrutura de consumo; eles são a rede que interliga a indústria às massas, controlados por uma classe dominante que transforma o lazer numa prolongação das relações de trabalho, pois as pessoas passam a trabalhar mais para alcançar seus ...

Segundo Theodor Adorno, a mídia não se volta apenas para suprir as horas de lazer ou dar informações aos seus ouvintes ou espectadores, mas faz parte do que ele chamou de indústria cultural.

Relevância da comunicação na indústria:
Não importa o tamanho da sua companhia, é vital estabelecer conexão com seu público interno. Essa interatividade tem reflexo direto nos indicadores de performance, já que ela resulta em maior engajamento com os projetos e reduz o turnover.

A disseminação dos produtos da Indústria Cultural é feita a partir dos meios de comunicação de massa: o cinema, o rádio, a televisão, jornais e revistas.

Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos, propiciando a difusão de informações. Esses veículos vêm sofrendo diversas transformações ao longo da evolução da sociedade, encurtando cada vez mais as distâncias entre os povos e acelerando a disseminação de informações.

Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante.

Uma das grandes mudanças culturais causadas pelas tecnologias foi a forma como arte e entretenimento são disseminados e consumidos pela sociedade. Até a primeira década dos anos 2000, para você ver um filme, por exemplo, era preciso ir ao cinema, esperar ele passar na televisão ou alugar/comprar o DVD.

Cabe aos meios de comunicação esta visão mais ampla da realidade, em perspectiva, de forma a oferecer à sociedade uma reflexão sobre os impactos de suas ações individuais quando transformadas em padrões coletivos.

Os meios de comunicação de massa podem ser usados tanto para fornecer informações úteis e importantes para a população (como defende Dominique Wolton), como para aliená-la, determinar um modo de pensar, induzir certos comportamentos e aquisição de certos produtos, por exemplo.

Contextos culturais podem influenciar a percepção e a criação de peças publicitárias e de comunicação em geral. Campanhas globais de marca devem levar em consideração as percepções das culturas locais em sua estratégia.

O papel da televisão é o de disponibilizar na forma de mercadoria a produção humana tanto material como simbólica, sendo-lhe também atribuído o papel de co-adjuvante no processo de banalização/ rebaixamen- to e mercadorização da cultura e espetacularização da sociedade.

Resposta verificada por especialistas
Com a oferta de novelas, minisséries, reportagens e documentários sobre as mais variadas culturas presentes na sociedade. Isso quer dizer que todas essas produções ajudam na divulgação da cultura de um lugar.

Indústria cultural é o termo usado pelos pensadores Theodor Adorno e Max Horkheimer para descrever como a cultura popular se assemelha a uma indústria, dentro da sociedade capitalista. Dentro dessa indústria, filmes, rádio e revistas criam produtos culturais padronizados.

A comunicação industrial é o principal elo entre os diferentes setores dentro de uma indústria. É por meio dela que são trocadas as principais informações sobre o processo produtivo. Quando executada da melhor forma possível e com menos ruídos, menos problemas a fábrica terá.

O papel da comunicação é transmitir, através de informações e ações, para os públicos de relacionamento e a sociedade em geral o que a organização é e faz.