Qual é a justiça que Deus aceita?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).

O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra. É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos.

Praticar a justiça significa agir honrosamente com Deus e com outras pessoas. Agimos honrosamente com Deus ao andarmos humildemente com Ele. Agimos honrosamente com outras pessoas ao amarmos a benevolência.

O que é Justiça:
Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. Etimologicamente, este é um termo que vem do latim justitia. É o principio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.

Não vim para abolir, mas para cumprir. –[...] Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus” (Mt 5,17-19).

As promessas do Senhor são infalíveis. Tantas coisas podem acontecer, mas Deus cumpre as Suas promessas. 1 Reis 8.56: “Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo”.

4Quanto fizeres algum voto ou promessa, cumpre-os sem demora, pois somente os tolos desagradam a Deus. Cumpre, pois a tua palavra! 5Portanto, é melhor não prometer do que fazer um voto e não cumprir a palavra empenhada. 6Não permitas, pois, que tua boca te conduza ao pecado.

Quando dizemos “o justo viverá da fé”, queremos dizer que somos guiados e dirigidos por nossa fé. Agimos de modo coerente com nossa fé — não no sentido de uma obediência irrefletida, mas com confiança em nosso Deus e sincero amor por Ele e pela inestimável sabedoria que Ele revelou a Seus filhos.

As pessoas justas são fortes, vivem da fé. Têm uma sabedoria e uma espiritualidade incríveis. Por isto é que sempre são perseguidas, questionadas e difamadas.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

A importância da justiça, em todo o mundo, reflete a necessidade dos povos em dar fim aos conflitos de interesses. Por este motivo, se faz de extrema necessidade a criação de normas, regras e meios que possibilitem a concretização dessa Justiça.

garantia das liberdades fundamentais para todos; igualdade de oportunidades; manutenção de desigualdades apenas para favorecer os mais desfavorecidos.

O papel da Justiça brasileira atinge a garantia de acesso aos Direitos fundamentais de cada cidadão que a ela recorre. Sendo assim, ao prover o Direito, é de suma importância que se cumpra também os deveres buscando a igualdade perante as leis.

Vontade divina; decreto da Providência. (Mais usado no plural.) Sentença recta e imparcial.

1 Qualidade ou caráter do que é justo e direito. 2 Conformidade dos fatos com o direito; faculdade de julgar segundo o que é justo e direito. 3 Princípio moral e de valor que se invoca para dirimir a disputa entre as partes litigantes.

Os Dez Mandamentos de Deus
Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus.

Anular, fazer cessar.

Veja o que significa cada um dos dez Mandamentos

  • Amar a Deus sobre todas as coisas. ...
  • Não diga o nome de Deus em vão. ...
  • Guardar domingos e festas de guarda. ...
  • Honrar pai e mãe. ...
  • Não pecar contra a castidade. ...
  • Não furtar. ...
  • Não levantar falso testemunho. ...
  • Não cobiçar as coisas alheias.