Qual é a maior facção de Salvador?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Tem como inimigo principal o Bonde do Maluco (BDM) a maior organização criminosa da Bahia atualmente que possuí aliança com o PCC e também os outros grupos titulados como a Tropa e suas ramificações, a Katiara (KT), Ordem e Progresso (OP).

Atualmente, seis grupos comandam atividades ligadas ao tráfico de drogas nas cidades baianas: Bonde do Maluco, Catiara, Comando da Paz, Mercado do Povo Atitude, PCC e Quadrilha do Perna.

Lumes

Lumes é fundador e líder da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM) e tinha envolvimento com ataques a bancos, assaltos a carros-forte, sequestro e tráfico de drogas. Ele estava escondido no Paraguai.

FACÇÃO KATIARA
Saudação: Tudo 3, Td3, TDIII. Áreas: Nas cidades de Catu, Madre de Deus, Pojuca. Em Salvador, atua na região do Subúrbio, Cajazeiras, Itapuã e Brotas. A primeira foto refere-se a VIDA LOKA (VL).

Significa que está tudo bem, tudo ótimo. É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, explicou a parceria entre as forças na operação. “É uma operação integrada, com o envolvimento das três forças: Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Civil.

Não é segredo que o PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

No Rio Grande do Sul, a frase tudo 3 é associada à facção criminal Bala na Cara. A expressão é utilizada para indicar que tudo vai bem, mas só pode ser falada entre os irmãos da facção Bala na Cara, pois ela não é bem aceita entre outros territórios que não sejam dele.

Além das cidades de Catu, Madre de Deus e Pojuca, o domínio da BDM é forte em Salvador nos bairros de Brotas, Campinas de Brotas, Federação, Engenho Velho da Federação, Garcia, Suburbana e Cajazeiras. Em Cosme de Farias, a Baixa do Tubo está sob o domínio dos rivais do Comando da Paz.

4. Tudo 2. Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho.

A banda lamentou a morte do músico na página do Facebook, postando uma imagem de luto. "A família Bonde do Maluco está de LUTO! Que Deus conforte o coração dos seus familiares e que descanse em paz amigo!", postou o grupo.

O “Bonde do Maluco” manteve sua formação original até o final de 2013, após gravar mais de dez CDs e dois DVDs. Foi naquele ano que o vocalista Dan Ventura decidiu não renovar o contrato que possuía com a banda. “O projeto não estava mais com empenho. Eu tinha cansado do projeto, queria procurar novos ares.

As linhas do meio de transporte, que chegaram a ter 700 km, estavam sendo extintas ano após ano. Os constantes acidentes, panes elétricas, engarrafamentos e os veículos sucateados nas últimas décadas só ajudavam a prejudicar a fama dos bondes.

Joseval Bandeira

Líder e fundador da facção no local, Joseval Bandeira, o Val Bandeira, criou o Comando do Boqueirão (CB), que posteriormente se tornou CP.

A capital baiana tem 270 comunidades consideradas como “favela”, isso representa quase metade das 572 favelas do estado da Bahia, que foram identificadas pelo IBGE e estão distribuídas entre 33 municípios.

O estatuto da facção proíbe estupradores e pedófilos. Durante muito tempo, a facção também proibiu homossexuais. Isso mudou recentemente, mas ainda é questionado antes do ingresso na organização criminosa.