Qual é a maior favela Paraisópolis ou Heliópolis?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Heliópolis possui aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e se localiza na região sudeste da cidade de São Paulo, a 8 km do centro. Em sua área, hoje vivem cerca de 200 mil habitantes, o que faz de Heliópolis a maior favela de São Paulo.

Atualmente, 100 mil pessoas moram na favela, que celebra 1 século de história.

Fuminho

Fuminho é chamado pelos parceiros de crime como o dono da Heliópolis, a maior favela de São Paulo, porque foi lá que teve as suas primeiras biqueiras, como são chamados os pontos de vendas de drogas.

O ranking das dez maiores favelas do Brasil pela prévia do Censo 2022 inclui, ainda, Rio das Pedras (Rio de Janeiro), Beiru/Tancredo Neves (Salvador), Heliópolis (São Paulo), Paraisópolis (São Paulo), Pernambués (Salvador), Coroadinho (São Luís), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (Manaus) e Comunidade São Lucas (Manaus ...

Contudo, dados preliminares divulgados pelo Censo 2022 indicam que a Favela Sol Nascente, no Distrito Federal, ultrapassou a marca da favela carioca e hoje é a maior favela do país em número de domicílios.

Paraisópolis – São Paulo, SP
Trata-se da maior favela da cidade, com localização na região sudoeste, abrigando 42.826 moradores.

PCC (Primeiro Comando da Capital)

Tente atualizar a página. As principais decisões do chamado "tribunal do crime" do PCC (Primeiro Comando da Capital) se concentram na favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, de acordo com processos criminais analisados pelo UOL.

Heliópolis

Heliópolis possui aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e se localiza na região sudeste da cidade de São Paulo, a 8 km do centro. Em sua área, hoje vivem cerca de 200 mil habitantes, o que faz de Heliópolis a maior favela de São Paulo. Os barracos deram origem as construções de alvenaria.

Rocinha

Com a evolução do recenseamento, o Sol Nascente registra 32.081 unidades, enquanto a Rocinha, 30.955 habitações. A coleta na favela do Distrito Federal começou em 1º de outubro e durou 60 dias até ser concluída.

Heliópolis possui aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e se localiza na região sudeste da cidade de São Paulo, a 8 km do centro. Em sua área, hoje vivem cerca de 200 mil habitantes, o que faz de Heliópolis a maior favela de São Paulo e segunda maior da América Latina (Fonte: Wikifavelas).

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

Zona Sul

Atualmente as favelas estão localizadas principalmente na Zona Sul (796), seguido pelas zonas: Norte (373), Leste (372), Oeste (91) e Central (4).

Paraisópolis se forma de duas palavras. Ambas greguinhas da silva. Uma: paraíso. A polissílaba quer dizer lugar de delícias e prazeres.

Desigualdade e planejamento urbano
Com ruas estreitas, algumas com esgoto a céu aberto, e calçadas em que mal cabem uma pessoa, os moradores de Paraisópolis não enfrentam problemas apenas quando assunto é lazer. A estrutura urbana, como todo o mais na região, possui deficiências.

Apesar de ser uma favela, Paraisópolis se encontra no bairro do Morumbi, uma das áreas mais ricas de todo o país.

A comunidade teve início na década de 1970, quando algumas famílias foram despejadas pela Prefeitura de São Paulo da região de Vila Prudente. O que começou como alojamentos temporários, cresceu e se transformou em um bairro completo, nomeado como Cidade Nova Heliópolis.

Ocupação começou em 1972. No início da década de 1970 a Prefeitura de São Paulo, a pretexto da abertura de novas vias, transferiu 153 famílias moradoras das favelas Vila Prudente e Vergueiro para um terreno pertencente ao Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social, no sudeste da cidade.

Rocinha

Visita à Rocinha, a mais famosa favela do Brasil, em companhia de morador local, nascido e criado na Rocinha e que lá vive há mais de 50 anos, o sr Aílton Araújo , pessoa conhecida em toda a comunidade!

Belém

Belém já é a capital mais favelizada. Mantém mais da metade (55,4%) do milhão e meio de habitantes vivendo em favelas. Manaus aparece em segundo lugar.

Belém é a capital com a maior proporção de domicílios (55,5%) nessas comunidades, mas quase 20% dos lares brasileiros localizados em favelas estão nas maiores capitais: São Paulo e Rio de Janeiro. A pequena Vitória do Jari, no Amapá, tem praticamente três em cada quatro (74%) domicílios em aglomerados subnormais.