Qual é a melhor hora para tomar rosuvastatina?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Estatinas de semivida longa (atorvastatina, pitavastatina, rosuvastatina e fluvastatina de libertação prolongada) - Podem ser administradas a qualquer momento do dia.

Rosuvastatina Cálcica deve ser administrado por via oral, a qualquer hora do dia, com ou sem a ingestão de alimentos. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Você não deve utilizar rosuvastatina cálcica se for alérgico à rosuvastatina ou a qualquer um dos componentes do medicamento, se estiver com doença no fígado, e se tiver insuficiência hepática ou renal (funcionamento alterado do fígado ou rins).

Podem ocorrer as seguintes reações adversas:
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizaram este medicamento): dor de cabeça, mialgia (dores musculares), astenia (sensação geral de fraqueza), prisão de ventre, vertigem, náusea (enjôo) e dor abdominal.

Em geral, as estatinas de curta duração de ação devem ser tomadas à noite, facilitando uma maior concentração de fármaco durante o pico da síntese de colesterol endógeno.

A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina e Pravastatina têm potência intermediária, enquanto a Lovastatina é a estatina menos potente.

Isso porque a ação do medicamento no organismo dura apenas cerca de 6 horas – e é no período noturno que a produção do colesterol no fígado é maior. *Vale lembrar: outros remédios do grupo das estatinas (como a Atorvastatina e a Rosuvastatina) podem ser tomados a qualquer momento do dia.

A pravastatina e a fluvastatina parecem ser as drogas deste grupo com menor incidência de dor muscular. A dose de 40 mg por dia da pravastatina mostrou-se bastante segura e com baixa incidência de lesão muscular.

Como usar o Rosuvastatina Cálcica – Torrent
Os comprimidos de rosuvastatina cálcica devem ser ingeridos uma vez ao dia, por via oral, com água, a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos. Porém, procure tomar rosuvastatina cálcica no mesmo horário, todos os dias.

Em comparação com outras estatinas, rosuvastatina tem uma meia-vida relativamente longa, o que pode permitir a administração deste medicamento em uma base em dias alternados.

Fígado. Como outros inibidores da HMG-CoA redutase, Rosuvastatina Cálcica deve ser usado com cautela em pacientes que consomem quantidades excessivas de álcool e/ou que tenham uma história de doença hepática.

Rosuvastatina cálcica deve ser utilizada continuamente, até que o médico defina quando deve ser interrompido o uso deste medicamento. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Clinfar 10mg, caixa com 10 comprimidos revestidos.

Os pacientes que fazem tratamento de colesterol elevado com o medicamento Crestor® podem se beneficiar da entrada do genérico rosuvastatina cálcica no mercado.

Aliás, se você decide parar seu remédio agora mesmo, sem modificar nada mais, a única certeza que tenho é que você tem mais chance de ter um infarto ou AVC do que se estivesse usando a estatina. Por isso que médicos prescrevem estatinas.

Quem tiver colesterol total elevado e LDL acima de 130, necessita dieta, perda de peso e exercícios. Recomenda-se o uso de medicação para aqueles com LDL alto, acima de 190 apesar da dieta. Para quem tiver mais de dois fatores de risco, a recomendação de remédios é feita em níveis mais baixos de LDL, por volta de 160.

Redução do colesterol total e LDL-C em pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica, tanto isoladamente quanto como auxiliar à dieta e a outros tratamentos para redução de lipídios (por ex.: aférese de LDL), se tais tratamentos não forem suficientes.

A Rosuvastatina é um medicamento utilizado para reduzir os níveis de colesterol no sangue em pacientes que não atingem resultados significativos apenas com auxílio de dieta e exercícios.

Pessoas que tomam estatina - medicamento que regula o colesterol - podem ter que diminuir a dose do remédio devido aos temores sobre efeitos colaterais.

Não. O medicamento é derivado do colesterol, ou seja, tem muita gordura e é metabolizado de forma mais lenta. A bebida pode atrapalhar o efeito esperado pelo médico, não sendo indicado o uso concomitante.

Como efeito terapêutico adicional, a Rosuvastatina também apresenta os melhores resultados na redução de triglicerídeos – outro fator de risco cardiovascular – e no aumento das taxas do HDL, o “colesterol bom”. Isso sem contar que essa família de estatinas tem muito menos efeitos colaterais que as primeiras versões.