Qual é a metodologia da leitura?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Existe uma variedade de métodos de ensino da leitura como os métodos fónicos e método global (sintéticos ou analíticos). O método fónico destaca a aprendizagem da leitura através da decodificação, relacionando as letras aos sons, é o método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons das letras.

Estratégias de leitura: aprenda técnicas que vão transformar o seu aprendizado

  • Procure informações. ...
  • Tenha concentração. ...
  • Leia em voz alta. ...
  • Faça anotações e marcações. ...
  • Leia as entrelinhas. ...
  • Faça um resumo. ...
  • Releia o conteúdo.

O que é uma metodologia de ensino? Metodologia de ensino é o conjunto de técnicas e processos cujo objetivo é prover formação para alunos em áreas do conhecimento específicas. Por isso, há metodologias indicadas conforme o grau de instrução de cada um, bem como a proposta pedagógica de cada instituição.

Tipos de pesquisa – As abordagens metodológicas que podem ser utilizadas em pesquisas científicas se dividem em três tipos: quantitativa, qualitativa e quanti-qualitativa. Segundo a professora, cada uma dessas abordagens, apresenta uma espécie de “radiografia” do que se busca.

Método alfabético (ou soletração)
Visa ensinar a criança a aprender as letras, ordem alfabética e a soletração. Usam-se técnicas que ajudam o aluno a associar o nome da letra à sua representação visual e ao som que ela adquire na palavra. A criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Elaborar explicações de cada parte do texto com suas próprias palavras, sem copiar o que foi lido, é um excelente artifício para textos maiores. Pesquisar os significados das palavras desconhecidas é fundamental para que o estudante não se confunda ou perca o sentido das orações essenciais.

Em Coracini (2005), temos novamente uma abordagem das três principais concepções de leitura: tradicional (leitura encarada como decodificação), interacionista (autor-texto-leitor) e discursiva.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

A habilidade EF89LP33 consiste em: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias ...

5 exemplos de metodologias ativas para usar em sala de aula

  • Aprendizagem baseada em problemas. A Aprendizagem baseada em problemas é uma das metodologias ativas mais difundidas. ...
  • Aprendizagem baseada em projetos. ...
  • Sala de aula invertida. ...
  • Gamificação. ...
  • Estudo de caso.

Método Tradicional
Entre as metodologias de ensino vigentes nas escolas, a tradicional é a mais comum de se encontrar. Surgiu na Europa do século XVIII quando o movimento iluminista pedia a universalização e o acesso do indivíduo ao conhecimento.

A metodologia pode incluir diferentes etapas, como a definição do problema, a formulação de hipóteses, a coleta de dados, a análise dos resultados, a interpretação e a conclusão. Cada etapa pode ser realizada utilizando diferentes técnicas e ferramentas, dependendo da natureza do problema e do tipo de estudo.

As estratégias metodológicas ajudam a coordenação pedagógica a definir quais são as melhores diretrizes para cada turma. Por meio delas, é possível orientar os professores adequadamente e entender onde estão os principais desafios a serem enfrentados.

Os métodos de alfabetização se agrupam em dois grupos: sintéticos e analíticos. Os métodos sintéticos, partem da leitura dos elementos gráficos até a leitura da totalidade das palavras. São eles: alfabético, fônico e silábico.

Soares apresenta um esquema em camadas que se sobrepõem. A primeira delas diz respeito a “aprender o sistema de escrita alfabética”, que fornece insumos para o desenvolvimento da camada seguinte, “ler e escrever textos”, habilidade que já é possível na fase de alfabetização.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

Os quatro níveis de leitura são:

  • Leitura elementar;
  • Leitura inspecional;
  • Leitura analítica;
  • Leitura sintópica.