Qual é o papel do aluno na metodologia ativa?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de ...

Do mesmo modo como foram formados, replicam o método junto a seus alunos. Nas metodologias ativas de ensino, o aluno é o protagonista, está no centro do processo, e, com auxílio do professor mediador, desenvolve habilidades e competências.

Conheça 4 metodologias ativas que estão transformando a educação superior

  • Ensino por pares (ou peer instruction) (Fonte: Giphy) ...
  • Sala de aula invertida (ou flipped classroom) (Fonte: Giphy) ...
  • Aprendizado baseado em projetos (project-based learning) (Fonte: Giphy) ...
  • Gamificação. (Fonte: Giphy)

Exemplos de metodologias ativas de aprendizagem não faltam, como as salas de aula baseadas na cultura maker, aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida. Hoje, a gamificação também ocupa um papel essencial na oferta de recursos inovadores para desenvolver os alunos nos estágios iniciais de sua educação.

O aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor – o protagonista da educação - por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Na metodologia ativa, por outro lado, o aluno é o maior responsável pelo processo de aprendizado.

A aprendizagem ativa é, portanto, interativa e colaborativa. Os construtivistas argumentam que a aprendizagem é um processo de “fazer sentido”. Os alunos expandem seu conhecimento para alcançar níveis mais profundos de compreensão. Com isso, eles se tornam mais capazes de analisar, avaliar e sintetizar suas ideias.

O estudante deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construí-los, com a ajuda dos professores e dos colegas. Abre-se espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e a criação. Desse modo, o aluno é um aliado na busca pelo conhecimento, visto que a escola o motiva a criar o seu caminho de aprendizagem.

Como utilizar as metodologias ativas em sala de aula em 2022

  1. Conheça dinâmicas para colocar em prática na sala de aula que levam em conta as metodologias ativas.
  2. Convide os alunos para desenvolver estratégias para a superação de problemas de forma colaborativa.
  3. Conheça a proposta da sala de aula invertida.

Como a aprendizagem ativa pode ser aplicada na prática?

  1. Realização de discussões e debates. ...
  2. Inversão da sala de aula. ...
  3. Criação de grupos de estudo. ...
  4. Uso da aprendizagem baseada em problemas. ...
  5. Adoção de aulas práticas. ...
  6. Aplicação de jogos pedagógicos.

Princípios que constituem as metodologias ativas:
Problematização da realidade; Trabalho em equipe; Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação); Professor como mediador, facilitador.

Basicamente, essa é a descrição de um aluno protagonista. Essa pessoa entendeu que tudo o que alcançar ao longo da vida acadêmica e profissional é fruto das decisões que tomou durante a jornada. Por esse motivo, assume as responsabilidades com o compromisso de construir um futuro promissor.

A aplicação das metodologias ativas favorece a imersão em experiência, colocando os estudantes em contato direto com os conteúdos, seja por meio de problemas, projetos ou estudos de caso. Isso contribui para aumentar o interesse no estudo e facilita a compreensão dos assuntos.

Sua função deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.