Qual é a missão do querubim?

Perguntado por: emello . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Querubim é um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins. Os querubins são mencionados em diversas passagens bíblicas.

Os querubins são oito: 9-HAZIEL, 10-ALADIAH, 11-LAOVIAH, 12-HAHAHIAH, 13-YESALEL, 14-MEBAHEL, 15-HARIEL, 16-HEKAMIAH. Os Querubins são representados por uma criança gordinha, bochechuda, com jeito de garoto moleque e travesso.

A forma com que os querubins foram representados na Arca da Aliança também confirma isto. Eles guardavam e observavam o propiciatório (Êxodo 25:18). A Bíblia também diz que os querubins constituem a carruagem em que Deus desce a terra (cf. 2 Samuel 22:11; Salmos 18:10; 22:11).

Os querubins segundo a visão de Ezequiel é um espírito com 4 asas e 4 rostos. O primeiro rosto de touro, o segundo de homem, o terceiro de leão e o quarto de uma águia.

Os arcanjos são seres que servem a Deus e, também, aos homens. Sua principal função é o anúncio de missões importantes aos homens, como o Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria, quando anunciou que a jovem daria à luz ao Filho do Altíssimo.

A Igreja Católica reconhece a existência de apenas três arcanjos, os três mencionados nas Escrituras: Miguel (“que é como Deus?”) Gabriel (“a força de Deus”) e Rafael (“a medicina de Deus”).

São os anjos da guarda, os seres celestiais mais próximos dos humanos e que ocupam a posição mais baixa dentro da hierarquia do céu. São eles que devem cuidar, proteger e orientar a humanidade a seguir os preceitos divinos. Também ativam nossa intuição e nos protegem dos perigos.

Ezequiel 1, depois de uma breve introdução, descreve a visão de Ezequiel de Deus e Sua glória. Como a glória de Deus e o céu são coisas muito difíceis de serem descritas na linguagem dos mortais, os profetas freqüentemente utilizam termos simbólicos e imagens para descreverem o que viram.

Querubim é um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins.

São Miguel é considerado defensor da igreja e de todo o povo cristão, afinal, ele é o mensageiro de Deus. Em hebraico, Miguel significa algo como “aquele que é similar a Deus”, interpretado como “Quem como Deus”, no sentido de semelhante à Deus.

Esse texto de Isaías claramente indica que a função principal dos serafins é adorar diante do trono de Deus. Alguns intérpretes dizem que os serafins podem ser considerados como uma classe dos mais nobres anjos que assistem na presença de Deus dia e noite. Os serafins proclamam a santidade de Deus em tudo o que fazem.

A palavra “arcanjo” significa “principal”. A palavra “anjo” – “mensageiro”. Portanto: os arcanjos são os principais anjos, mensageiros de Deus. Conheça melhor os arcanjos e sua missão na Igreja.

Portanto, o Éden ainda existe, porém não na Terra, perto de nossos olhos, mas sim nos planos de Deus para os habitantes do mundo que não pecaram e poderão contemplar o Jardim das criações de Deus.

O anjo caído
Lúcifer era um anjo da Ordem dos Querubins, descrito na Bíblia como de beleza impressionante e de relação muito próxima a Deus e ele próprio foi criado Deus. No entanto, Lúcifer quis ser como Deus e foi expulso do paraíso.

A altura de um querubim era de quatro metros e meio; e essa era também a altura do outro. Ele pôs os querubins no mais interior do templo. Os querubins estavam de asas estendidas, de maneira que a asa de um tocava numa parede, e a asa do outro tocava na outra parede; e as suas asas no meio da sala tocavam uma na outra.

Quando pensamos em Anjos Querubins, logo imaginamos imagens de crianças gordinhas e fofas com asas que estampam cartões de dia dos namorados. Não se sabe exatamente como essa imagem foi criada, pois na Bíblia esse anjo aparece com algumas descrições diferentes porém, nunca como criança.

Arcanjo Rafael
É considerado o protetor de todos perante o Todo-Poderoso. Seu nome vem do hebraico: "Rafa" significa "cura" e "El" significa "Deus", sendo assim, Rafael significa "Deus cura". Sua missão é auxiliar a nos protegermos dos males, sejam eles físicos ou espirituais.

São Rafael Arcanjo é considerado o portador da Cura de Deus e também é reconhecido como o chefe dos anjos da guarda, padroeiro dos viajantes e anjo da providência que zela pela humanidade.

A palavra “anjo” é um termo mais amplo, enquanto “arcanjo” se refere a uma categoria específica de anjos com tarefas especiais. Os anjos são criaturas espirituais fascinantes, que cativam a imaginação de cristãos e não cristãos.