Qual é a oração do arrependimento?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

“Pai celestial arrependo-me de meus pecados, do modo que vivi, de tudo o que tenho feito de errado. Confesso-Te todos os meus pecados, conhecidos e desconhecidos, tudo o que tenho sido, feito e falado e peço-Te perdão por todos eles.

Princípios do Arrependimento

  1. Precisamos Reconhecer Nossos Pecados. ...
  2. Precisamos Sentir Tristeza por Nossos Pecados. ...
  3. Precisamos Abandonar Nossos Pecados. ...
  4. Precisamos Confessar Nossos Pecados. ...
  5. Precisamos Fazer uma Restituição. ...
  6. Precisamos Perdoar aos Outros. ...
  7. Precisamos Guardar os Mandamentos de Deus.

Preparar nove tiras com os seguintes dizeres: Passos para o Arrependimento: Reconhecer o erro, Prometer não repetir o pecado, Comprometer-se novamente, Fazer restituição, Sentir tristeza verdadeira, Saber que é necessário tempo, Perdoar a si e aos outros, e Receber perdão do Senhor.

Portanto, arrependimento é um estado de tristeza movido pelo reconhecimento dos erros cometidos que altera o comportamento do indivíduo. Assim, ele abandona as más condutas e se volta para Deus, a fim de alcançar paz de espírito.

O arrependimento é uma mudança de coração e mente que nos aproxima de Deus. O arrependimento inclui afastar-se do pecado e voltar-se para Deus para obter o perdão. Ele é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos.

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações.

Remorso é a vergonha de ser descoberto em pecado. Arrependimento é um sentimento profundo de tristeza por um erro cometido — muitas vezes, sem que esse sequer tenha sido descoberto — e que necessariamente vai levar a uma mudança de vida. Quando há arrependimento, há mudança de mentalidade.

Quando nos arrependemos, quando confessamos e abandonamos nossos pecados, o Senhor diz que não Se lembra mais deles (ver Doutrina e Convênios 58:42–43). Não significa que Ele Se esqueça; em vez disso, de uma forma extraordinária, parece que Ele opta por não Se lembrar deles e nós também não precisamos.”

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Depois de fazer essas coisas, uma maneira de saber se você se arrependeu completamente é ver e sentir os efeitos do arrependimento — mudanças em seus desejos, sentimentos, perspectivas, relacionamentos e comportamento. E mais importante, o completo arrependimento trará a companhia do Espírito Santo.

O arrependimento vai produzir torpor, abatimento do ânimo, pode provocar um isolamento temporário e choro, tudo a depender do que se viveu e da intensidade do fato. Mas, o arrependimento não leva à autodestruição e autopunição, mas sim à vontade de mudança.

Segundo, o verdadeiro arrependimento baseia-se na fé no Senhor Jesus Cristo e dela flui. Não há outro meio. Terceiro, o verdadeiro arrependimento envolve uma mudança no coração, e não apenas uma mudança no comportamento. Quarto, parte dessa poderosa mudança no coração é sentir tristeza segundo Deus por nossos pecados.

Os dois tipos de arrependimento dos pecados: atrição e contrição.

Além da sensação de fracasso, os arrependimentos costumam estar associados a um sentimento de culpa. Isso faz muita gente acreditar que está sofrendo porque merece. "Na vida, qualquer situação pode nos culpabilizar, punir e levar para um lado totalmente errado, que é ter arrependimento de tudo", enfatiza Kamkhagi.

Os frutos do arrependimento não são meramente sentir remorso, tristeza ou culpa pelo erro cometido, mas sim uma mudança radical na vida; envolve uma atitude de abandono do pecado e uma pratica da palavra de Deus, testemunhando diante da sociedade através de suas ações.

Sociopata não sente remorso
Mesmo que suas ações afetem negativamente alguém, os sociopatas não tem consideração pelo mal que faz ao outro e conseguem agir como se não tivessem feito nada.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte.
2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles. '