Qual é a origem dos meses do ano?

Perguntado por: amatias . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Vários povos adotaram o calendário lunissolar, em que cada mês é baseado nas fases da lua (mês lunar) e o ano é baseado nas estações (ano trópico). Este calendário foi usado pelos gregos, romanos, chineses, tártaros, japoneses e judeus.

Para os antigos romanos, janeiro era importante porque era o mês consagrado ao deus Janus (daí vem Ianuarius, que significa janeiro em latim). Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.

Etimologia (origem da palavra mês). Do latim mensis.is.

Mês é o tempo aproximado necessário à Lua para efetuar uma volta ao redor da Terra. Em anos normais, um mês tem em média 30 dias e 10 horas (730 h), e, em um ano bissexto, um mês tem em média 30 dias e 12 horas (732 h). Um mês corresponde a 1/12 de um ano.

Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março. Novembro foi o nono mês do calendário de Rômulo c.

O calendário juliano dividiu os 365 dias em 12 meses e, por não ser uma divisão exata, alguns meses ficaram com 30 dias e outros com 31. Algumas regras definidas pela Astronomia foram adotadas, como cada mês abranger as quatro fases da Lua.

Calendário Romano – O que é
O calendário consistiu em 10 meses, em um ano de 304 dias. Os romanos parecem ter ignorado os restantes 61 dias, que caiu no meio do inverno. Os 10 meses foram nomeados Martius, aprilis, Maius, Junius, Quintilis, Sextilis, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Por considerar meses com dias pares "azarados", diminuiu um dia a cada um dos seis meses de 30 dias. A estes 6 dias juntou mais 50, formando dois novos meses, Januarius e Februarius.

Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.

Janeiro é o primeiro mês do ano nos calendário juliano e gregoriano.

O seu nome deriva de februarius, que significa purificação. Em honra a Plutão, deus dos infernos, dos mortos e dos enfermos, surgiram rituais, os februare, que deram origem à festa da Purificação, comemorada a 2 de fevereiro, também conhecida por festa da Candelária ou festa das Candeias.

Por volta de 2700 a.C., os povos mesopotâmicos elaboraram um calendário com 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias. Foi com base nesse modelo que os judeus posteriormente elaboraram seu calendário. Outros povos também realizaram adaptações e mudanças no calendário.

Segundo a lenda, Rômulo, o primeiro rei de Roma, criou o primeiro calendário – com 10 meses. Começava em março e terminava em dezembro. Pompílio, o sucessor, acrescentou janeiro e fevereiro.

Dezembro vem do latim “Decem”, que significa dez. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O décimo mês do ano. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde por Júlio César.

Isto corre porque nos outros meses, em latim, são escritos da seguinte forma Januarius, Februarius, Marthius, Aprilis, Maius, Junius,Julius, Augustus, e demais meses, que no português seriam JaneirO, FevereirO, MarçO, etc. Como foi percebido, abril não segue a mesma ideia que as demais palavras.

HÁ UMA RAZÃO PARA O NONO MÊS DO ANO TER UM SETE NO NOME
Setembro é o nono mês do ano, mas o seu nome tem na raiz da palavra um sete e não um nove. Isto porque o calendário romano tinha 10 meses e ia, inicialmente, de março a dezembro.

O ano iniciava-se então em março e todos os meses passavam assim a contar com 29 ou 30 dias, exceto o último, fevereiro, com apenas 28. Estudiosos afirmam que tal devia-se ao facto de ser o mês de Fébruo, o deus da morte e da purificação.

É dito com frequência que o mês possui 31 dias porque César Augusto queria o mesmo número de dias do seu antecessor, porém, agosto (Sextilis) tem 31 dias desde a reforma feita por Júlio César.

A revolução sinódica da Lua está na origem dos calendários lunares, em que os meses têm alternadamente 29 dias e 30 dias. O seu valor médio é, portanto, de 29,5 dias, diferindo 44 m do mês sinódico. Em Astronomia consideram-se várias espécies de ano.

Do latim “mensis augustus”, mês de agosto, dedicado ao Imperador César Augusto, o filho adotivo de Júlio César. Trata-se do oitavo mês do ano do calendário civil, constante do calendário juliano e do atual calendário gregoriano.