Qual é o país que fica 6 meses dia e 6 meses noite?

Perguntado por: uconceicao7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6. meses de noite ininterruptas. Ou seja, o Sol da meia-noite acontece no polo sul e no. polo norte, com duração de 6 meses em cada um dos.

Suécia

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite.

Alasca. No Alasca, o Sol da Meia Noite está presente entre Abril e Agosto, entretanto, é em Junho que a luz do Sol fica exposta por 24 horas no céu. O fenômeno é um marco na cidade de Fairbanks, que oferece até um festival para celebrar o fenômeno.

Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca); Canadá; Dinamarca (Groenlândia);

O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental do Brasil é Pitimbu, em Região Paraíba.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

O nascer e o pôr-do-sol na Rússia
Os dias mais longos são em junho, com até 17:40 horas. As noites mais longas e escuras, por outro lado, são as de inverno. Uma noite de dezembro em Moscou dura quase 17 horas e os dias começam cerca de 5 horas horas mais tarde.

Os dias mais longos são em junho, com até 19 horas. As noites mais longas e escuras, por outro lado, são no inverno (no hemisfério sul é o contrário). Em dezembro, a noite em Oslo dura quase 18 horas e os dias começam cerca de 6 horas mais tarde. Mais ao norte, é ainda mais extremo.

Nas zonas polares em todo verão ocorre um fenômeno conhecido e denominado popularmente como Sol da meia noite. Isso se desenvolve por causa da incidência de dias após dias sem noites, pois esses não se escurecem nas regiões polares.

Todos os anos, as comunidades ao norte do Círculo Ártico experimentam a “noite polar” quando o sol não nasce sobre o horizonte. Em Utqiagvik, a comunidade mais setentrional do Alaska, a noite polar dura 65 dias”, escreveu a página.

O extremo norte do Alasca é conhecido como a "Terra do Sol da meia-noite", já que o sol não se põe, proporcionando 24 horas de luz do dia, do início de maio ao início de agosto. Em oposição, o sol não nasce do final de novembro até o final de janeiro.

A pequena cidade localizada ao norte do Círculo Polar Ártico entrou em sua fase anual de escuridão, conhecida como noite polar. “A noite polar é um fenômeno normal que acontece todo inverno em Barrow (Utqiagvik) e em qualquer outra cidade dentro do círculo ártico”, disse a meteorologista da CNN Allison Chinchar.

Suécia e Noruega são dois dos países que oferecem o fenômeno da natureza durante o verão. Graças à inclinação da Terra, as noites do verão escandinavo são iluminadas pela luz dourada do sol da meia-noite.

Duração do pôr-do-sol
Helsinki está a 60. graus de latitude norte, que está muito longe do equador. Enquanto um pôr-do-sol próximo ao equador dura apenas cerca de 20 minutos, este período de tempo na Finlândia é em média de 63 minutos. Em junho, são cerca de 69 minutos em Helsinki, enquanto em dezembro são 56 minutos.

Estados Unidos

Todos os integrantes do ranking de países mais ricos do mundo apresentam faturamentos na casa dos trilhões, sendo liderados pelos Estados Unidos.

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati.

praia do Engenho/Almada

Foto de : No Brasil o sol nasce no mar (leste) e se põe no continente, mas na praia do Engenho/Almada, pela geografia da península, o sol se põe no mar, num espetáculo raro e bonito.

De fato, o Sol nasce primeiro lá na maior parte dos dias ao longo do ano. Mas ele também pode nascer primeiro no Rio Grande do Norte, Pernambuco e, por incrível que pareça, no estado do Rio de Janeiro (Cabo de São Tomé).

Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos. O processo não seria instantâneo, considerando que o planeta contém energia armazenada, pois a Terra absorve calor do sol.

Antártida Oriental

O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico, de acordo com um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.