Qual o país que fica 6 meses dia e 6 meses noite?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6. meses de noite ininterruptas. Ou seja, o Sol da meia-noite acontece no polo sul e no. polo norte, com duração de 6 meses em cada um dos.

Há uma região habitada, no entanto, que durante três meses do ano é apenas noite e o sol não aparece. É a cidade de Norilsk, localizada na Rússia, acima do Círculo Polar Ártico, que possui mais de 150 mil moradores. Essa é uma cidade considerada um dos piores lugares do mundo para viver.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.

No Alasca, o Sol da Meia Noite está presente entre Abril e Agosto, entretanto, é em Junho que a luz do Sol fica exposta por 24 horas no céu. O fenômeno é um marco na cidade de Fairbanks, que oferece até um festival para celebrar o fenômeno.

Estados Unidos

Reinado solar
Se preferir um lugar ensolarado o ano inteiro, você talvez tenha de viajar mais de 5,3 mil km ao sul. Segundo registros de estações meteorológicas nos Estados Unidos, a cidade de Yuma, no Arizona, é o lugar mais ensolarado do mundo durante o ano todo.

Os dias mais longos são em junho, com até 19 horas. As noites mais longas e escuras, por outro lado, são no inverno (no hemisfério sul é o contrário). Em dezembro, a noite em Oslo dura quase 18 horas e os dias começam cerca de 6 horas mais tarde.

Em razão de o sol estar acima do horizonte, em meados do verão ao sul da Finlândia é possível aproveitar o sol por 18 a 20 horas em dias de céu azul e por 24 horas na Lapônia. Em um dia típico de verão, mesmo com a sombra passageira de chuvas e trovoadas, será possível gozar o sol por 9 a 10 horas diárias.

Vale da Morte

O Vale da Morte (Death Valley) é uma região desértica no leste do Estado da Califórnia. O local é constantemente lembrado por ser o lugar mais quente do mundo, lá já foi registrada a temperatura do ar mais alta da Terra: incríveis 56,7°C.

Rússia

Rússia está no topo da lista de países gelados
Com temperatura média anual em torno de -3.64°C, a Rússia é um dos países mais frios do mundo. Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história.

Mali é o país mais quente da lista dos 25 países mais quentes da Terra. Mali tem um clima quente e seco com muito pouca chuva.

Japão

O senhor Ciano e a dona Magenta deixaram Azulão dormir no laboratório do professor Apolônio porque ele queria observar as estrelas.

Suécia e Noruega são dois dos países que oferecem o fenômeno da natureza durante o verão. Graças à inclinação da Terra, as noites do verão escandinavo são iluminadas pela luz dourada do sol da meia-noite.

É entre os dias 20 e 21 de Junho de cada ano, quando o sol atinge a sua máxima distância da Terra, no chamado afélio. Nesse ponto, devido à inclinação do eixo da terra em relação à sua trajetória ao redor do sol – movimento de translação – ocorre a menor incidência de luz solar de todo o ano no hemisfério sul da Terra.

o Japão

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.