Qual a diferença da Idade Moderna e contemporânea?

Perguntado por: omota . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.

Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo a todo o globo. Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.

Caracterizou-se por uma fase de grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental, mudanças essas de ordem econômica, científica, social e religiosa, que balizaram o sistema capitalista.

Principais acontecimentos na Idade Moderna
Iluminismo; Grandes Navegações; Reforma Protestante; Absolutismo.

queda da Bastilha

A queda da Bastilha é o acontecimento usado como marco para o início da Idade Contemporânea. Cronologicamente, a Idade Contemporânea iniciou-se com a queda da Bastilha, acontecimento que iniciou a Revolução Francesa, em 1789.

Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.

A Idade Contemporânea, também chamada de Contemporaneidade, é o período atual da história ocidental e cujo início remonta à Revolução Francesa (1789). A Idade Moderna é uma época da História que tem início em 1453 (tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos), indo até 1789 (início da Revolução Francesa).

era Cenozoica

Atualmente, estamos no período Quaternário da era Cenozoica.

Já sabemos que a Idade Moderna é um período da história que se estendeu de 1453 a 1789, segundo a periodização tradicional. Os marcos utilizados para o início e o fim desse período são: Conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453; Tomada de Bastilha, evento que inaugurou a Revolução Francesa, em 1789.

Esse período ficou marcado pela consolidação do capitalismo, por meio da industrialização da Inglaterra, um desdobramento direto da Revolução Industrial. Além disso, a Idade Contemporânea é marcada como um período de desenvolvimento da razão e sua consolidação como principal forma de enxergar o mundo.

O fim da Idade Moderna foi marcado pela Revolução Francesa, que foi um movimento social e político ocorrido na França em 1789 e destruiu o Antigo Regime, abrindo espaço para uma sociedade moderna com a formação do Estado democrático.

Foi nesse período que se estabeleceram os primeiros contatos com os povos e terras americanas, aqui também se desenrolaram as reformas religiosas, assim como o iluminismo, as revoluções industriais que alteraram o modo de vida da população, além de todo um renascimento cultural e urbano.

Durante a Idade Moderna houve o fortalecimento das monarquias, a colonização e exploração das terras descobertas pelos europeus, sobretudo, América e África, e o desenvolvimento econômico a partir do comércio marítimo. Foi nessa fase da História do Ocidente que a burguesia comercial se consolidou na Europa.

A sociedade contemporânea enquadra-se perfeitamente na concepção e regularização da moda, onde a efemeridade e busca pela novidade são imperativos para sua existência, sendo o sistema da moda a principal referência para a constituição da sociedade atual, caracterizada pelo hedonismo, fugacidade, transitoriedade e ...

A educação contemporânea propõe que o cotidiano escolar seja vivenciado não apenas por professores e estudantes, mas também pelos familiares. A partir daí, a educação é enxergada como um processo cooperativo e de constante construção.

No contexto da pós-modernidade, o trabalho contemporâneo mantém-se como referência importante pela posição que a sociedade lhe destina no ordenamento moral e social produzindo subjetividades, modos de trabalhar e de organizar a vida.

Parte da história que começa no século XVIII e se estende até os dias atuais. A História Contemporânea tem origem em 1789, durante a Revolução Francesa, e se prolonga até a atualidade. Desde então, o mundo passou por diversas transformações nas suas bases sociais, econômicas, políticas e culturais.

A sociedade contemporânea é marcada por um acelerado processo de transformação e mudança, não somente no aspecto da materialidade (coisas, objetos, redes técnicas, fluxos, capital etc.), mas, também, no aspecto da imaterialidade (comportamento, hábitos, ideias, conduta, pensamento, etc.).

A Idade Contemporânea está inclusa no que chamamos de periodização da História, que é um método didático e cronológico levantado pelos historiadores europeus do século XIX com o objetivo de demarcar, com uma certa precisão, importantes mudanças ocorridas na sociedade.