Qual é a principal teoria de Wallon?
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
O quê Wallon defende na educação?
Para Wallon, professores e alunos são mutuamente afetados no processo de formação, onde desenvolvimento cognitivo é, também, ampliação dos afetos e da capacidade de expressar sentimentos. O desafio do afeto é compartilhado entre todos os sujeitos, no ambiente escolar.
Quais são os quatro elementos básicos de Wallon?
As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.
Quais as principais características dos estágios de Wallon?
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
Como a teoria de Wallon pode ser utilizada em sala de aula?
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.
Qual a importância da teoria de Wallon?
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
Como Wallon explica a afetividade?
Para esse Wallon (GALVÃO,1995), a afetividade envolve as emoções, que é de natureza biológica, dos sentimentos, das vivências humanas, do desenvolvimento da fala, que possibilita transmitir ao outro o que sentimos.
O que se pode afirmar sobre as principais características e ideias de Wallon?
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.
Qual o conceito de Wallon?
Wallon defende que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.
O que é ato motor para Wallon?
O ato motor, portanto, para Wallon, não está limitado somente ao mundo dos objetos e das ações concretas, mas se torna uma base indispensável para o pensamento, através dos seus meios de expressão. Ato motor e pensamento se influenciam reciprocamente. O ato motor se encontra na base da representação, do pensamento.
O que são as emoções para Wallon?
Elaborador: Henri Wallon
A emoção tem como característica a ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão e é contagiosa. Por meio dela, o bebê mobiliza os outros para que atendam às suas necessidades. Por isso, ela é considerada o primeiro elo do corpo com o meio.
Quais são as três leis de Wallon?
Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.
Como é dividida a teoria de Wallon?
Os 4 elementos funcionais
Segundo a psicologia de Henri Wallon, a cognição está fundamentada em quatro campos funcionais: afetividade, movimento, inteligência e pessoa. Agora vamos entender um pouco mais sobre essas categorias. A “afetividade” é a primeira forma de interação com o meio ambiente.
Qual método de análise utilizado por Wallon em seus estudos?
O método adotado por Wallon é o da observação pura.
O que é cognitivo Para Wallon?
Cognição em Wallon
Assim como a afetividade, a cognição é um elemento fundamental na psicogênese da pessoa completa, sendo o seu desenvolvimento também relacionado às bases biológicas e suas constantes interações com o meio.
O que é o estágio sensório-motor?
Em teoria o estágio sensório-motor antecede a linguagem, pois este é o período no qual a criança consegue se comunicar por meio de ações e de sua percepção quanto ao ambiente em que está inserida. É um período de construção, ou seja, de evolução.
Qual é a característica do estágio do personalismo para Wallon?
O estágio do personalismo é marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja, da sua personalidade e da autoconsciência. A criança tende a apresentar a “crise negativista”: a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.
Qual a diferença entre as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon?
Wallon considera questões econômicas, socioculturais e afetivas como determinantes. Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva ética. Vygotsky, pela perspectiva cultural e Wallon, pela perspectiva cultural e afetiva.