Qual é a rotina do bebê?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os bebês recém-nascidos costumam dormir muito, cerca de 14 a 17 horas por dia, mas nunca de forma continua, e sim várias vezes por dia em intervalos mais ou menos regulares de períodos dormindo e acordado. Os despertares costumam ocorrer a cada 3 ou 4 horas pois é quando o bebê sente fome e quer mamar.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Essa é a famosa crise dos 3 meses — a primeira da vida dos pequenos! Se você é uma mamãe de primeira viagem, dizemos isso porque, via de regra, as crianças mudam o seu comportamento a cada 3 meses até completar 1 ano. Esses períodos são conhecidos como as crises dos 3, 6, 9 e 12 meses.

Sentar, rolar, engatinhar e até tentar os primeiros passos. As descobertas vão encher os olhos dos pais. Porém, também podem ser umas das fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda atenção. Só para ilustrar, no meio disso, o sono pode ser prejudicado.

O berço é o local mais indicado, já que ele deve dormir sobre uma superfície plana e firme”, explica a consultora de sono infantil Michele Melão, da Maternity Coach, com formação no Internationtal Maternity Institute (IMI). Ela alerta que o carrinho, por exemplo, oferece riscos por ser acolchoado.

No primeiro mês, o sono costuma vir em ciclos de três a quatro horas, independente de ser dia ou noite. Após as primeiras semanas, dorme um período de manhã e outro à tarde. Cada período dura de uma a duas horas. Durante a noite, costuma adormecer cedo, por volta das 20h ou 21h.

Se o bebê dorme muitas horas seguidas durante o dia, o ideal seria acordar o bebê, alimentá-lo, mantê-lo acordado um pouco e só depois deitá-lo para mais um cochilo. Limitando os horários durante o dia vai ajudar o seu bebê a ter um sono melhor à noite.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

Recém-Nascido: 50 centímetros e 3,3 quilos. 1 mês: 55 centímetros e 4,2 quilos. 2 meses: 57 centímetros e 5 quilos. 3 meses: 61 centímetros e 5,7 quilos.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Se o ar não é liberado, pode gerar gases e piorar as cólicas. Às vezes, alguns arrotos podem vir acompanhados de regurgitos, e é normal. Para ajudar o bebê arrotar, é importante colocá-lo na posição vertical após as mamadas (sem ser sacudido nem balançado) .

Tamanho e peso
Seu bebê está crescendo rapidamente: em média, aos três meses, os menininhos pesam 5.8 kg e a média de comprimento está em torno de 60 cm; as menininhas, 5.3 kg e 59 cm, respectivamente.

A cabeça do bebê é formada por seis ossos e um tecido flexível e elástico chamado sutura. Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca. Somente a partir do terceiro mês é que os vultos começam a ganhar traços um pouco mais definidos.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Por volta do 10º mês de vida, o bebê já entende o significado da palavra “não” – muitos, inclusive, até repetem a palavra, sacodem a cabeça ou fazem o gesto de negativo com o dedinho. Essa capacidade de compreensão pode começar um pouco antes ou depois, quando ele tem entre 8 e 12 meses, dependendo do ritmo de cada um.