É sempre bom sair da rotina?

Perguntado por: aramos9 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Sair da rotina significa também sair da sua zona de conforto: para continuar evoluindo, é necessário encontrar novos caminhos. Portanto, procure aprender algo desconhecido — um esporte que sempre lhe instigou, uma língua diferente ou fazer teatro.

Algumas dicas para fugir da rotina

  1. Planeje um passeio no fim de semana. ...
  2. Pratique um esporte. ...
  3. Aproveite suas férias. ...
  4. Aprenda uma nova atividade. ...
  5. Faça mudanças na sua casa. ...
  6. Faça um cinema em casa com a família e/ou amigos.

Tente experimentar um novo trajeto
Mas ele também pode ser uma das partes mais monótonas, justamente por ser, por natureza, muito repetitivo. Por isso, uma boa forma de sair da rotina é experimentar um trajeto diferente ao ir para um lugar que você sempre vai, como o trabalho, a faculdade ou a academia.

A felicidade vem de três “bens”: fazer o bem para os outros, fazer coisas que somos bons, fazer o bem para nós mesmos; Para ser feliz é preciso escolher ser feliz com o que quer que você faça, estreitar relações e cuidar da saúde física, financeira e emocional.

Em se tratando de alcançar a plenitude na vida, podemos dizer que é a sensação de estar bem consigo mesmo, com os relacionamentos, a carreira e em todos os outros aspectos. Contudo, é preciso dizer que estar pleno não significa ter uma vida sem problemas, simplesmente porque isso não existe.

Tem a ver com satisfação, contentamento, bem-estar, plenitude. É algo que acontece no mundo interior e diz respeito a um estado profundo de paz, tranquilidade e serenidade. Portanto, é totalmente possível alguém estar com o semblante fechado ao mesmo tempo que degusta uma enorme sensação de felicidade.

1 - Você não mantém pequenas metas
E deixar de preservar alguns hábitos necessários também pode ser um hábito: colocar o lixo na rua ou entregar trabalhos na data certa são pequenos desafios que melhoram seu dia a dia. Cumprir essas metas também significa acumular menos tarefas com o tempo.

1 rotineira, costume, costumeira, hábito, prática, praxe, ramerrame, ramerrão, senda, usança, uso, vezo, cotidiano, escrita, moda, práxis, rito, ritual.

O que acontece se eu não tiver uma rotina? Os níveis de estresse e ansiedade se tornam mais elevados quando não temos uma rotina definida. Além disso, aumentam os riscos transtornos psíquicos, como a depressão, e doenças físicas.

A monotonia envolve uma sensação de tédio, de leve desgosto, de desinteresse pelas atividades que você precisa fazer cotidianamente. A monotonia costuma ser resultante de um ambiente de trabalho repetitivo com baixa estimulação, poucos desafios, pouco reconhecimento pelo seu esforço, entre outros fatores.

Existem rotinas que são monotonias mesmo. Acordar de manhã; tomar um café; ir para o trabalho; almoçar ao meio-dia; retornar ao trabalho; voltar para casa; fazer as tarefas diárias; assistir novela, jornal ou um filme; dormir. Acordar no dia seguinte e fazer a mesma coisa. Isso é monotonia.

Evitar a monotonia exige uma nova forma de encarar as atividades cotidianas. Cada uma deve ser executada conscientemente e não em modo automático. Isso é importante porque tendemos a reclamar das nossas responsabilidades e demandas, sem nos atentarmos que a diferença está na forma como as realizamos.

5 segredos da felicidade, segundo o 'homem mais feliz do mundo'

  • Defina o que é felicidade.
  • Seja paciente.
  • Saiba que você pode treinar sua mente.
  • Pratique pouco e com frequência.
  • Não deixe o tédio desencorajá-lo.

“A felicidade se esconde aonde ninguém procura.”

Os motivos de cada pessoa, são bastante individuais, e têm relação com sua história de vida e contexto social, econômico e cultural. Ou seja, a motivação para desistir da vida é multideterminada, possuindo diversas causas que juntas, desencadeiam a falta de sentido na vida.

A apatia (falta de vontade) é um sintoma comum de depressão. No entanto, não ter vontade de fazer nada NÃO significa que você esteja passando por um momento depressivo. É possível que vários fatores estejam convergindo para te deixar mais desanimado/a e com menos energia.

A sensação de “a vida não ir para frente” acontece quando a mente não está sob o controle do corpo, ou seja, não importa o quão ativos somos e quantas conquistas realizamos, para a nossa cabecinha tudo vai ser “mais do mesmo”.