Qual é a santa protetora do lar?

Perguntado por: omedeiros . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Nossa Senhora Auxiliadora, protetora dos cristãos e do lar.

Nossa Senhora Auxiliadora, cuja devoção remonta à vitória da armada cristã na Batalha de Lepanto, em 1571, comandada por Dom João da Áustria que, invocando o auxílio da Virgem, afastou o perigo maometano da Europa.

Ele costumava entregar a cada pessoa uma medalhinha de Nossa Senhora Auxiliadora. “As medalhinhas que estavam em uma pequena bolsa eram muito poucas e o milagre foi que todos puderam recebê-la, apesar de que realmente houvesse pouquíssimas na bolsa que o secretário entregou a Dom Bosco”.

Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu a conversão dos pecadores pela oração, conversão e penitência.

Está rodeada de uma multidão de anjos que a homenageiam como rainha. Na mão direita, segura o cetro, que é símbolo do seu poder. Na mão esquerda, segura o Menino que tem os braços abertos, oferecendo assim as suas graças e a sua misericórdia a quem recorre à sua augusta Mãe.

A comunidade católica de Paulistana comemorou de 06 à 15 de agosto a 172ª Festa de Nossa Senhora dos Humildes.

“Virgem puríssima, que sois a Saúde dos enfermos, o Refúgio dos pecadores, a Consoladora dos aflitos e a Despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo, apelo hoje para os tesouros da vossa misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe.

Que ou o que auxilia.

Como a Igreja Católica compreende os títulos de Maria
São eles: Mãe de Deus, Virgem Maria, Imaculada Conceição e Assunção de Maria.

Auxiliadora: significa "aquela que ajuda", "aquela que ampara", "aquela que dá suporte e auxilia". De origem espanhola, esse nome possui uma herança religiosa, pois numa das invocações a Virgem Maria ela é chamada de Maria Auxiliadora.

Em Fátima, Nossa Senhora solicitou aos pastorinhos, e a todo o mundo, quatro apelos, quatro pedidos da mais candente atualidade. São eles: a fé viva e testemunhada, a conversão, a paz e a esperança.

O primeiro milagre atribuído a Nossa Senhora Aparecida é do ano de 1717, data em que a Santa foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba. Segundo testemunhos da época, dois pescadores que enfrentavam dificuldades para encontrar peixes no rio, mas após a descoberta da imagem conseguiram encher a rede de pesca.

Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos.

Padroeira dos enfermos e doentes, Nossa Senhora de Lourdes é venerada desde meados do século XIX. A devoção a ela surgiu na França em uma cidade chamada Lourdes, atualmente, um grande ponto de peregrinação.

Aconteceu em 11 de julho de 2008 e foi anunciado depois de dez anos, precisamente no dia do 160º aniversário das aparições da Virgem Maria em Lourdes: a cura de Irmã Bernadette Moriau, naquele que é o 70º milagre reconhecido no Santuário mariano.

Nossa Senhora de Lourdes é conhecida como a santa das curas milagrosas e intercede por aqueles que sofrem de diversos males do corpo e da alma. Ela é celebrada no dia 11 de fevereiro, data em que se deu sua primeira aparição. Conheça sua história e algumas orações para manter-se longe das doenças.

Em Umbanda, de Maria Auxiliadora, vemos em um altar a figura de são Sebastião, ou Oxóssi, o caçador, senhor das matas e dos caboclos; ao lado dele, um Preto-Velho, o sábio espírito dos velhos africanos escravizados; a seu lado, são Lázaro, o Obaluaê, o orixá da cura e da saúde.