Qual é a sequência do padrão 568A?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Nas figuras abaixo é possível ver qual a ordem das cores em cada padrão: Padrão T568A: Verde/Branco, Verde, Laranja/Branco, Azul, Azul/Branco, Laranja, Marrom/Branco, Marrom. Padrão T568B: Laranja/Branco, Laranja, Verde/Branco, Azul, Azul/Branco, Verde, Marrom/Branco, Marrom.

As cores dos pares de fios no cabo, em ordem, são: azul (para o par 1 na T568A e na T568B), laranja (para o par 2 na T568A e 3 na T568B) , verde (para o par 3 na T568A e 2 na T568B) e marrom (para o par 4 na T568A e naT568B).

No que diferem
Como pode se notar há uma inversão nos pares do padrão 568A, pinos 3 e 6 do par 2, para pinos 1 e 2 no padrão 568B.

A resposta é: Os dois estão corretos. É importante utilizar pelo menos um deles para garantir. o desempenho e conectividade dos sistemas.

EIA/TIA 568B: branco-laranja, laranja, branco-verde, azul, branco-azul, verde, branco-marrom, marrom. Essa ordem é seguida da esquerda para a direita. Perceba que alguns fios são trocados de lugar.

Se houver a necessidade de fazer um cabo sem cruzamento algum (straight through), utilize o T568A nas duas pontas. Esse tipo de cabo funciona em redes 10Base-T, 100Base-TX, 100Base-T4, 1000Base-T e 1000Base-TX, ligando dois equipamentos de tipos diferentes, ou seja, de switch para placa de rede.

A norma EIA/TIA-568-B prevê duas montagens para os cabos, denominadas T568A e T568B. A montagem T568A usa a sequência branco e verde, verde, branco e laranja, azul, branco e azul, laranja, branco e castanho, castanho.

No entanto, cabos Ethernet possuem padrões para a seqüência da fiação, conhecido como T-568A e T-568B. A única diferença entre os dois é que os pares de fios laranja e verde são comutados.

De acordo com a Norma, o padrão de cores dos fios elétricos é:

  • Fio neutro: azul claro.
  • Fio fase: vermelho, preto ou marrom.
  • Fio terra: verde ou verde e amarelo.

Os cabos de categoria 8 conseguem chegar perto do nível da fibra óptica em termos de velocidade de transmissão, conseguindo atingir até 40Gbps em distâncias de até 30 metros, ou seja, se você tiver uma distância maior do que essa para cobrir, apesar da alta velocidade, é mais indicado ficar com os cabos CAT7.

Norma ANSI/TIA/EIA-568B
Este documento especifica o "Sistema de Cabeamento Genérico de Telecomunicações para Edifícios Comerciais". O propósito do mesmo é possibilitar o planejamento e a instalação do sistema de cabeamento estruturado em edifícios comerciais.

Padrão para Crimpagem
Cabo Crossover: este modelo de cabo é conhecido pela comunicação direta para troca de dados simultâneos, geralmente utilizado para interligar dois computadores este tipo de cabo possibilita a troca de dados entre ambos, podendo ser utilizado para interligar também HUBs Switchs.

Para descobrir a categoria de um cabo de rede, a princípio, basta conferir a informação decalcada na sua parte externa. Neste post, explicamos, de forma geral, algumas das classificações mais usadas nos projetos: Cat5, Cat5e e Cat6.

Categoria 6: Esta categoria de cabos foi originalmente desenvolvida para ser usada no padrão Gigabit Ethernet, mas com o desenvolvimento do padrão para cabos categoria 5 sua adoção acabou sendo retardada, já que, embora os cabos categoria 6 ofereçam uma qualidade superior, o alcance continua sendo de apenas 100 metros, ...