Qual é a terceira língua do Brasil?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

E no Brasil, qual o número de pessoas falantes do espanhol? Ainda de acordo com as estimativas do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo mencionadas no texto anterior, o espanhol é a terceira língua estrangeira mais falada no Brasil, depois do italiano e do inglês.

Português

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua indo-europeia românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.

Assim, o idioma inglês é o primeiro no ranking das línguas mais faladas no mundo, seguido pelo chinês mandarim e na terceira posição está o Hindi: a língua falada por 70% dos indianos.

português

Por outro lado, enquanto língua nacional, o português é significado como a língua materna de todos os brasileiros, mesmo que um bom número de brasileiros tenham como língua materna outras línguas, ou indígenas ou de imigrantes.

Português

O Português é, de longe, a principal língua falada no Brasil, com cerca de 97,9 % da população a utilizá-la como a sua primeira língua. O Brasil é o único país da América do Sul onde o Português é a língua falada predominante.

Esse idioma ficou conhecido como “língua-geral” ou “língua brasílica”. O ponto de partida da língua-geral foi o tupi, língua falada pelos tupinambás, povos indígenas que habitavam o litoral do Brasil.

Os 6 idiomas mais difíceis de aprender se você fala português

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

O segundo lugar fica com Espanhol, seguido por Francês, Italiano e Português. Para este último, a possível justificativa apontada é a de que há mais imigrantes morando por aqui e mais turistas visitando o país, algo que não aconteceu em 2020.

Nestas variedades, a língua Guarani é falada amplamente em quatro países – Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil –, sendo designada língua oficial do Estado Paraguaio, língua oficial para o trabalho no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) ao lado do Português e do Espanhol, e língua cooficial do município de Tacuru, Mato ...

Português

O significado de poliglota é aquele que fala três idiomas ou mais com proficiência. Dessa forma, quando se fala duas línguas é bilíngue – acima disso, seu filho faz parte do grupo das pessoas poliglotas.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Segundo a investigadora Laura Wattenberg que passou a última década a estudar os nomes, o nome mais utilizado no mundo inteiro é Sophia, com todas as suas variações.

o Brasil fala português porque nosso território foi colonizado pelos portugueses a partir de 1500. Então, nossa língua oficial é o português! Mas não é simplesmente isso. A língua portuguesa brasileira também sofreu influência das línguas tupis (indígena) e banto (africana).

Nossa língua recebe adjetivação de “portuguesa” porque veio de Portugal, colonizador do Brasil. Porém, o português de Portugal não permaneceu em sua colônia de maneira pura e simples, mas recebeu uma conotação abrasileirada e, por isso, falamos do português do Brasil.

Conheça as 10 línguas mais faladas no mundo

  • Inglês (1.268 milhões de falantes)
  • Chinês Mandarim (1.120 milhões de falantes)
  • Hindi (637 milhões de falantes)
  • Espanhol (538 milhões de falantes)
  • Francês (277 milhões de falantes)
  • Árabe (274 milhões de falantes)
  • Bengali (265 milhões de falantes)

Nos primeiros tempos da colonização portuguesa no Brasil, a língua dos índios Tupinambá (tronco Tupi) era falada em uma enorme extensão ao longo da costa atlântica. Já no século XVI, ela passou a ser aprendida pelos portugueses, que de início eram minoria diante da população indígena.

Em 1757, a utilização do tupi foi proibida por uma Provisão Real. Tal medida foi possível porque, a essa altura, o tupi já estava sendo suplantado pelo português, em virtude da chegada de muitos imigrantes da metrópole. Com a expulsão dos jesuítas em 1759, o português fixou-se definitivamente como o idioma do Brasil.

Trata-se da língua própria que, a partir do tupi-guarani, foi sistematizada e falada em todo o Brasil. Durante o período colonial, aproximadamente no final do século XVI, iniciou-se a evolução histórica da língua tupi, quando os jesuítas a codificaram na intenção de viabilizar a catequese.