Qual é a verdadeira língua do Brasil?

Perguntado por: imota . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

As línguas do Brasil compreendem o português, única língua oficial a nível nacional, e línguas minoritárias do Brasil faladas em todo o território. O censo de 2010 contabilizou 305 etnias indígenas no Brasil, que falam 274 línguas diferentes.

Português

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

Português é uma das línguas estrangeiras ensinadas em França, Espanha e Roménia | Educação | PÚBLICO.

A língua portuguesa surgiu do latim — idioma falado pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, esse povo (que explorava novas terras para conquistar) se utilizava da forma vulgar da língua para se comunicar. Logo, o português se originou dessa vertente.

Assim, o português foi originado a partir do latim como o francês, espanhol, italiano, romeno. Mas por que? Porque eles também foram invadidos pelos romanos e tinham a língua latina como modo de expressão. Já o Brasil fala português porque nosso território foi colonizado pelos portugueses a partir de 1500.

Estima-se que, antes da chegada dos portugueses no Brasil, havia entre 600 e mil línguas sendo faladas pelos nativos indígenas. Hoje, existem um total de 154 línguas indígenas faladas no Brasil.

LÍNGUA UNIVERSAL
É oficial na Espanha, América Latina, algumas jurisdições norteamericanas, Sahara Ocidental, a Guiné Equatorial e as Filipinas (em algumas jurisdições).

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

Simplesmente porque falar não basta. É preciso saber ler, escrever, interpretar, e mais: é preciso fazer tudo isso muito bem, já que dominar o Português é condição básica para a boa comunicação, para o êxito profissional além de ser é essencial para o aprendizado de outras disciplinas.

Outros europeus, como Espanha, França e Reino Unido, encaixam o assunto na grade de história da América Latina. Historicamente, o Brasil ainda é periferia. Nos países latinos, o tema mais recorrente é Getúlio Vargas, que é discutido junto a seus pares populistas, como Juan Domingo Perón, na Argentina.

África: 2000 línguas, 50 têm 500 000 falantes ou mais, a mais pequena parece ser Hadza, língua da Tanzânia falada por apenas 200 falantes.

Independência do Brasil completa 199 anos nesta terça-feira, 7 de setembro. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente.

O latim é a língua que deu origem à língua portuguesa e às demais línguas denominadas neo-românicas, ou seja, remanescentes do tronco da língua latina. A língua materna é constituída, na sua maioria, por vocábulos oriundos do latim vulgar.

O território português, originalmente formado por povos ibéricos, foi ocupado por romanos, germânicos, árabes e até mesmo celtas.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

A língua portuguesa chegou ao Brasil com a colonização e o tupi, junto ao português, eram tidos como línguas gerais da época. Os jesuítas foram os responsáveis por difundir a língua portuguesa no Brasil, mas em 1759 eles foram expulsos e o português se tornou a língua oficial do Brasil.